Listagem de Questões Concurso MJ
Kalina, em psicoterapia de adolescentes, reafirmando sobre estudos de Aberastury, Goldstein e Knobel, propõe um enquadre estrito, no caso de atendimento a adolescentes, por apresentarem marcados traços de
Negatividade.
Psicopatia
Onipotência.
Regressão
Dissociação.
A primeira entrevista, para Maud Mannoni, é um encontro através do outro com a sua própria mentira. Essa, por sua vez, está implícita
no sintoma.
na verdade.
na proposta.
na presença.
no diálogo.
Nos grupos, os participantes criam um objeto transicional comum – o grupo. Esse traz para o indivíduo algo muito importante para o seu desenvolvimento: a presença de um campo neutro entre a realidade externa e a interna, campo esse denominado por Anzieu, segundo Baremblitt de
Compulsão
Ilusão.
Organizadores.
Dualismo pulsional.
Formação.
Para Pichon-Rivière o sujeito sadio na medida em que torna a aprendizagem operativa, modifica-se também a si mesmo. Assim, a rede de comunicações é constantemente reajustada e só dessa forma é possível reelaborar um pensamento capaz do diálogo e de enfrentamento da mudança. Isso se dá pela
continuidade do processo relacional.
ambiguidade ideológica no processo de mudança, permitindo novas reelaborações.
possibilidade de inter jogo dialético nas contradições e inseguranças.
indissolúvel entre adaptação ativa à realidade e a aprendizagem.
Pichon-Rivière refere-se, na sua construção teórica sobre grupo operativo, a vários vetores que são utilizados na avaliação dos grupos e que representam modelos de conduta grupal. Dentre eles destaca-se a pertença cuja característica principal é
permitir aos membros do grupo a criação de estratégias.
a identificação com os processos grupais sem total inclusão no grupo.
a comunicação verbal e não verbal no grupo.
abrir a informação entre os integrantes do grupo.
a disposição positiva ou negativa para trabalhar com o grupo.
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