Listagem de Questões Concurso MJ
Dizer que a sociologia, como ciência, surge como exercício de método é o que se pode depreender da leitura do clássico de Émile Durkheim, “As Regras do Método Sociológico”, publicado em 1895. Segundo Roberto Cardoso de Oliveira, Durkheim filia-se a uma tradição de pensamento que segue a linhagem de Descartes, inspirando-se num campo de conhecimento muito legitimado, na ocasião. Estamos falando da tradição
culturalista e o estruturalismo social.
bergsoniana e o pscicologismo social.
empirista e o mecanicismo social.
enciclopedista e o geologismo físico.
Para a afirmação da Antropologia Social ou Cultural enquanto matriz disciplinar no campo das Ciências Sociais, alguns conceitos como “cultura” e “estrutura” foram particularmente demarcadores. Roberto Cardoso de Oliveira explicita quatro grandes paradigmas a partir das matrizes conceituais e que correspondem respectivamente a tradições alemã, norte-americana, britânica e francesa. São eles os seguintes:
o paradigma positivista, o paradigma culturalista, o paradigma relativista e o paradigma iluminista.
o paradigma historicista, o paradigma marxista, o paradigma semiótico, o paradigma iluminista.
o paradigma culturalista, o paradigma interpretativista, o paradigma estrutural-funcionalista e o paradigma estruturalista.
o paradigma weberiano, o paradigma boasiano, o paradigma formalista e o paradigma lévi-straussiano.
Michel Foucault observa que, nos regimes absolutistas o poder se exercia e se reafirmava por meio do severo exercício da punição. Com a Revolução Francesa, surge uma sociedade disciplinar calcada no dispositivo de vigiar e disciplinar. Löic Wacquant assinala que, nos países da Europa, a regulamentação punitiva das parcelas pauperizadas do novo proletariado pós-fordista efetua-se principalmente por intermédio de dispositivos panópticos cada vez mais sofisticados e intrusivos, diretamente integrados aos programas de proteção e assistência. Na França, a Direção da Prevenção e da Ação Social elaborou um sistema de informação que permite construir tipologias das pessoas e lares. Esse sistema tem como objetivo
organizar e corrigir distorções sociais implementando políticas públicas de inclusão social e nacional.
contribuir para a inserção social e nacional de populações com baixo poder aquisitivo notadamente os imigrantes.
Identificar os imigrantes em situação de ilegalidade no país, para deportá-los.
Realizar um trabalho de assistência social e de ajuda aos necessitados dentro do espírito de caridade cristã.
construir cartografias sociais que permitam identificar as zonas de forte concentração de populações dependentes e difíceis.
Clifford Geertz, no ensaio A Interpretação das Culturas, defende o ponto de vista de que a Antropologia deve ser
uma ciência interpretativa em busca do significado.
uma ciência experimental em busca de leis.
uma ciência positiva em busca da verdade dos fatos.
uma ciência positiva que se ancora nos diários de campos.
uma etnociência que produz verdades relativas.
Clifford Geertz analisando o impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem, assinala que “tornar-se humano é tornarse individual, e nós nos tornamos individuais sob a direção dos padrões culturais, sistemas de significados criados historicamente em termos dos quais damos forma, ordem, objetivo e direção às nossas vidas. Os padrões culturais envolvidos não são gerais, mas específicos (...). Com esta afirmação, Geertz está se contrapondo
à perspectiva relativista de certos antropólogos, entre os quais Margareth Mead.
à perspectiva estrutural-funcionalista.
ao estruturalismo lévi-straussiano.
à perspectiva iluminista de natureza humana.
à perspectiva comportamental da Psicologia Social.
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