Questões Concurso Ministério da Saúde

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Em relação à Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, julgue os seguintes itens.

A Portaria n.º 198/GM/MS/2004 institui a criação de pólos de educação permanente em saúde para o SUS locorregionais, que tem como uma de suas estratégias a articulação e estimulação da transformação das práticas de saúde e de educação em saúde no conjunto do SUS e das instituições de ensino, para a implementação das diretrizes curriculares nacionais para o conjunto dos cursos da área da saúde e a transformação de toda a rede de serviços e de gestão em rede-escola.

Não podemos aceitar que um médico responda apenas ao sofrimento manifesto do paciente. A atitude esperada é que o médico, em um encontro com o paciente motivado por algum sofrimento, aproveite para apreciar fatores de risco de outras doenças que não as envolvidas no sofrimento concreto daquele paciente, e(ou) investigue a presença de doenças que ainda não se expressaram em sofrimento. Mattos, 2001. Apud V. S. Alves Mattos. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias do texto acima.

O PSF é reconhecido como uma prática que requer alta complexidade tecnológica nos campos do conhecimento e do desenvolvimento de habilidades e de mudanças de atitudes. Inicialmente, foi visto como estratégia que corresponderia a uma medicina simplificada destinada a pessoas pobres, contudo, o programa visa atender principalmente ao princípio de eqüidade preconizado pelo SUS.

Não podemos aceitar que um médico responda apenas ao sofrimento manifesto do paciente. A atitude esperada é que o médico, em um encontro com o paciente motivado por algum sofrimento, aproveite para apreciar fatores de risco de outras doenças que não as envolvidas no sofrimento concreto daquele paciente, e(ou) investigue a presença de doenças que ainda não se expressaram em sofrimento. Mattos, 2001. Apud V. S. Alves Mattos. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias do texto acima.

Entre os diversos espaços dos serviços de saúde, a atenção básica mostra-se como um contexto privilegiado para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde, principalmente pela maior proximidade com a população e a ênfase nas ações curativas e reabilitadoras.

Não podemos aceitar que um médico responda apenas ao sofrimento manifesto do paciente. A atitude esperada é que o médico, em um encontro com o paciente motivado por algum sofrimento, aproveite para apreciar fatores de risco de outras doenças que não as envolvidas no sofrimento concreto daquele paciente, e(ou) investigue a presença de doenças que ainda não se expressaram em sofrimento. Mattos, 2001. Apud V. S. Alves Mattos. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias do texto acima.

A educação em saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientados para a prevenção de doenças e promoção da saúde, intermediado pelos profissionais da saúde. Por meio da compreensão dos condicionantes do processo saúdedoença os profissionais da saúde podem oferecer subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas pela população, de maneira dialógica.

Não podemos aceitar que um médico responda apenas ao sofrimento manifesto do paciente. A atitude esperada é que o médico, em um encontro com o paciente motivado por algum sofrimento, aproveite para apreciar fatores de risco de outras doenças que não as envolvidas no sofrimento concreto daquele paciente, e(ou) investigue a presença de doenças que ainda não se expressaram em sofrimento. Mattos, 2001. Apud V. S. Alves Mattos. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias do texto acima.

O princípio da integralidade é expresso pelas equipes de saúde da família, quando realizam a educação para a saúde no âmbito do PSF, tanto em espaços convencionais, como em espaços informais, como a consulta médica na residência das famílias por ocasião da visita domiciliar.

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