Listagem de Questões Concurso MAPA
“O Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) são os documentos emitidos na origem para atestar a condição fitossanitária da partida de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).” O CFO ou CFOC poderá ser usado na fundamentação da emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) para a movimentação de partidas de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal, quando:
I. se tratar de produto de áreas com potencial de veicular praga quarentenária A1 e houver exigência para o trânsito;
II. se tratar de produto com potencial de veicular praga quarentenária A2 e houver exigência para o trânsito;
III. for para comprovar a origem de Área Livre de Praga (ALP), Local Livre de Praga (LLP), Sistema de Mitigação de Riscos de Praga (SMRP) ou Área de Baixa Prevalência de Praga (ABPP), devidamente reconhecidas pelo MAPA;
IV. for para atender às exigências específicas de certificação fitossanitária de origem para a compra de produtos do poder público.
Estão corretas apenas as alternativas
Sobre a superfície de uma mesa de forma quadrada, cujo perímetro mede 320 cm, foram colocadas várias fileiras de moedas dispostas lado a lado, conforme indicado na figura, e que se estenderam por toda a superfície da mesa. Se o diâmetro de cada moeda é igual a 2,5 cm e cada uma tem o valor de R$ 0,25, então, as moedas totalizam
Em três xícaras – uma grande, uma média e uma pequena – foram colocadas uma certa quantidade de chá com temperaturas diferentes. Considere que:
• ou a xícara grande recebeu chá morno ou a xícara média recebeu a menor quantidade de chá;
• a quantidade de chá colocada na xícara maior foi inferior à da xícara que recebeu chá quente, e a xícara pequena não foi a que recebeu a maior quantidade de chá;
• o chá frio não foi colocado na xícara média e a xícara pequena recebeu mais chá do que a de tamanho grande.
Desejando servir uma criança com chá morno, um adolescente com chá frio e um adulto com chá quente, deve-se entregar a eles, respectivamente, as xícaras
O projeto e a execução de uma obra ou serviço exigem um prévio planejamento, utilizando conhecimentos como técnicas de gerenciamento do tempo e do custo. Com base no exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ciclo de vida do projeto: conjunto de fases de um projeto que possibilita avaliar as similaridades a serem encontradas em todos os projetos, independentemente do contexto, aplicabilidade ou área de atuação.
( ) Gráfico de Gantt: representação gráfica do inter-relacionamento entre atividades do projeto. Também conhecido como PERT (Program Evaluation and Review Techinique).
( ) Estrutura analítica de projetos: estima os custos das fases do projeto, ou todo ele, sendo o custo total igual à soma dos custos das fases.
( ) Diagrama de rede: utiliza barras horizontais em função da escala de tempo, onde o comprimento determina a duração da atividade, e linhas conectando as barras representando as relações entre as atividades.
A sequência está correta em
A manutenção, uma das mais importantes tarefas que refletem diretamente nos custos de produção e no ritmo das atividades de engenharia, divide-se basicamente em: corretiva, preventiva e preditiva. Em relação à manutenção preventiva, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Apresenta atendimento imediato à produção e se baseia na seguinte filosofia: “equipamento parou, manutenção conserta imediatamente”.
( ) Obedece a um padrão previamente esquematizado, que estabelece paradas periódicas com a finalidade de permitir a troca de peças gastas por novas, assegurando, assim, o funcionamento perfeito da máquina por um período predeterminado.
( ) Método aprovado e adotado, atualmente, em todos os setores industriais, pois abrange desde uma simples revisão – com paradas que não obedecem a uma rotina – até a utilização de sistemas de alto índice técnico.
( ) Indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos, bem como as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}