Listagem de Questões Concurso IRBr
Texto II – itens de 16 a 20 e 29-30
Com relação ao texto II, julgue os itens a seguir.
No texto, afirma- s e que os grupos sociais que estão assimetricamente situados são o s q u e lutam para garantir o acesso aos privilégios, como evidencia o emprego das vírgulas na linha 28.
Texto I – itens de 1 a 15
Julgue os itens a seguir, que se referem à compreensão, à interpretação e aos aspectos gramaticais do texto
A oração " que terá profundo impacto sobre nossa vida" (L.21) poderia estar entre parênteses ou entre travessões, mas não sem as vírgulas, porque, neste caso, assumiria um caráter explicativo, o que acarretaria incoerência textual.
Texto III – itens de 21 a 30
Com relações às idéias d o texto III e a aspectos morfossintáticos, julgue os itens subseqüentes.
O trecho " a fascinação ( ...) imaginárias" (L.12-15) suscita duas observações: há, nele, indicadores da subjetividade do autor — " fascinação verdadeiramente turística" e " inevitável bizarria " —; a inserção da vírgula após " crenças" (L.14), no lugar do ponto, seguida de alteração da inicial maiúscula, atenderia ao que prescreve a norma gramatical.
Na linha 6, observa-se qu e a palavra " ordem" não recebeu acento gráfico, assim como seu plural também não o receberia. Isso ocorre porque as palavras paroxítonas terminadas em -em/-ens não se acentuam, r eg ra da qual a palavra hífens é exceção.
Na linha 16, o pronome "que" exerce a mesma função sintática do termo que o antecede: predicativo do sujeito.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}