Questões Concurso IF-MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IF-MG

#Questão 943683 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação

As afirmativas abaixo referem-se ao livro de Tomaz Tadeu Silva (2003), “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo", assinale aquela que é falsa em relação a obra citada: 

#Questão 943687 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação

Assinale a alternativa que melhor se adequa aos estudos de Lev Vigotski, segundo Marta Khol de Oliveira (2019): 

#Questão 943692 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação

De acordo com Mantoan (2015) é incorreto afirmar que: 

#Questão 918005 - Educação Física, , IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

O livro Para Ensinar Educação Física: Possibilidades de intervenção na escola de 2008 evidencia que em alguns contextos da Educação Física Escolar o esporte continua sendo o conteúdo priorizado por muitos/as docentes. Sabe-se que a prática de tornar o esporte um conteúdo hegemônico impede o desenvolvimento de objetivos mais amplos para a Educação Física Escolar. Buscando superar esta realidade, os autores propuseram algumas estratégias para garantir um ensino de qualidade com relação ao trato pedagógico dos conteúdos, são elas:
I. Diversificação dos conteúdos com a inclusão das ginásticas, dos jogos, das brincadeiras, das lutas e das danças. II. Aprofundamento das habilidades motoras para promover a apropriação dos conhecimentos. III. Adequação dos conteúdos às possibilidades sociocogniscitivas do aluno. IV. Aprofundamento dos conteúdos, ou seja, tratá-los nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal.
Estão corretas as afirmativas: 

#Questão 918006 - Educação Física, , IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Nelson Carvalho MARCELLINO problematiza temas importantes sobre o lazer em nossa sociedade e as representações que os sujeitos detêm sobre esse direito. A questão aborda as reflexões desse autor sobre LAZER.
“O entendimento do lazer não pode ser estabelecido somente a partir do conteúdo da ação, ou pelo menos que ele não constitui condição suficiente para a conceituação. Se para algumas pessoas o futebol, a pescaria, a jardinagem constituem atividades de lazer, certamente isso não se verifica, em todas as oportunidades, para o jogador profissional, o pescador que depende da sua produção ou para o jardineiro. Além disso, aquilo que pode ser altamente atraente e prazeroso para determinada pessoa, não raro significa tédio ou desconforto para outro indivíduo. Assim, as circunstâncias que cercam o desenvolvimento dos vários conteúdos são básicas para a concretização das atividades.”
Nesse particular, podem ser destacados como fundamentais para o entendimento sobre lazer os aspectos: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis