Listagem de Questões Concurso HUB
Uma gestante assintomática, na 28.ª semana gestacional, teve confirmada como positiva a testagem para HIV e, em seus exames complementares, apresentou carga viral de 10.000 cópias/mL e CD4 com 500 células/mm³. Ela iniciou terapia anti-retroviral e evoluiu assintomática até o final da gestação (40 semanas), quando apresentou carga viral com 3.000 cópias/mL e CD4 com 500 células/mm³.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A terapia anti-retroviral indicada para uma gestante na mesma situação da apresentada no caso hipotético deve ser a combinada, com esquema de três drogas, incluindo a zidovudina.
Uma jovem com 20 anos de idade diz nunca ter menstruado. Os achados clínicos e laboratoriais são os seguintes: fenótipo feminino; 160,0 cm de altura; 55 kg de peso; distribuição normal de pelos terminais; caracteres sexuais secundários desenvolvidos; gonadotrofinas normais; estradiol normal; vagina em fundo cego. Acerca desse caso clínico, é correto afirmar que
a paciente pode ser portadora de agenesia mulleriana.
Uma jovem com 25 anos de idade manifesta preocupação na consulta porque os achados do exame de ultra-som da pelve foram compatíveis com ovários micropolicísticos. Os intervalos dos seus ciclos menstruais variam de 26 a 34 dias. A distribuição de pêlos terminais está aumentada em buço e coxas (pontuação 3, segundo Ferriman e Gallwey).
Acerca dessa situação clínica, julgue o item abaixo.
Os achados clínicos e laboratoriais descritos não permitem diagnosticar síndrome dos ovários policísticos.
Considere o caso de uma paciente que apresenta uma lesão ulcerada em vulva, única, indolor, fundo limpo, borda endurecida sobrelevada e acompanhada por linfadenopatia satélite para julgar o item seguinte.
Provavelmente, trata-se de cancro mole e a confirmação do diagnóstico se faz pela coloração de Gram do raspado das bordas da lesão, por meio da técnica de PCR ou por cultura.
Uma jovem com 20 anos de idade queixava-se de corrimento transvaginal amarelado com início há cinco dias. Tinha intercursos sexuais com o namorado e usava o método de tabela como contraceptivo. Associado ao quadro, vinha apresentando discreto desconforto pélvico durante as relações sexuais. Ao exame, além do corrimento, apresentava o colo discretamente doloroso à mobilização e com aspecto de cervicite.
Acerca desse quadro clínico, julgue o item que se segue.
Chlamydia trachomatis ou Neisseria gonorrhoeae poderiam ser os agentes causais. O diagnóstico pode ser feito por meio do exame de Papanicolaou, para Chlamydia trachomatis, e de bacterioscopia, para a Neisseria gonorrhoeae, de material colhido da endocérvice.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}