Listagem de Questões Concurso HUB
Com relação às manifestações neurológicas, freqüentemente observadas em enfermarias de Clínica Médica, julgue os itens a seguir.
A paralisia espástica que se segue a um acidente vascular cerebral é uma manifestação de liberação de estímulos, normalmente inibidores, sobre o neurônio motor periférico, que ocorrem via trato piramidal.
Um homem, com 36 anos de idade, apresenta intensa fraqueza, dispnéia em repouso, dor em hipocôndrio direito e episódios de hemoptise. Ao exame físico observa-se ictus cordis no 6.° espaço intercostal esquerdo (EIE) na linha axilar média, arrítmico, amplo, globoso e discretamente impulsivo, hipofonese universal de bulhas, sopro protomesossistólico suave, sem irradiação, em focos de ponta e ritmo de galope de 4 tempos. Nota-se ainda a presença de freqüentes extra-sístoles, pressão arterial supina igual a 90 mmHg × 60 mmHg e freqüência cardíaca de 112 bpm, bem como discreta hepatomegalia.
Considerando os aspectos indicados no caso clínico apresentado acima, julgue os itens seguintes.
O conjunto dos achados indica como diagnóstico mais provável a cardiomiopatia congestiva primária ou secundária, com importante dilatação ventricular esquerda e em fase de grave insuficiência cardíaca congestiva.
A cardiomegalia observada é discreta e ocorre apenas por conta do aumento do ventrículo esquerdo, o que leva ao diagnóstico de insuficiência ventricular esquerda isolada.
Uma mulher, de 24 anos de idade, queixa-se de dispnéia aos leves esforços físicos e palpitações freqüentes. Ao exame físico demonstra ictus cordis verticalizado e discretamente impulsivo e palpável junto ao apêndice xifóide, 1.a bulha hiperfonética associada com sopro diastólico em ruflar sem reforço pré-sistólico no foco mitral, ausência de estalido de abertura da mitral e 2.a bulha hiperfonética no foco pulmonar e ritmo cardíaco irregular com constante variação da fonese das bulhas.
Com referência a esse caso clínico hipotético, julgue os itens que se seguem.
Pode-se afirmar que uma alteração fisiopatológica presente é a hipertensão arterial pulmonar decorrente, a princípio, da hipertensão veno-capilar pulmonar associada à sobrecarga atrial esquerda, resultando em sobrecarga sistólica ventricular direita.
Os achados indicam claramente diagnóstico de cardiopatia reumática crônica, tipo dupla lesão mitral, com predomínio de estenose.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}