Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Em agosto de 2009, um pré-escolar com 3 anos de idade, hígido, foi atendido com histórico de que há 5 dias apresentava coriza, febre, tosse e astenia, ao que se seguiu dificuldade respiratória. No exame clínico, o médico observou queda do estado geral, não aceitação de líquidos, temperatura de 38 ºC, frequência respiratória de 50 irm, tiragem subcostal, cianose de extremidades e murmúrio vesicular diminuído no terço inferior do hemitórax esquerdo à ausculta. Uma radiografia do tórax mostrou condensação em terço inferior do hemitórax esquerdo e o hemograma completo apresentava leucocitose com desvio à esquerda.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Segundo as normas do AIDPI, o diagnóstico deve ser o de pneumonia.

Um recém-nascido com idade gestacional de 37 semanas, que nasceu de parto cesariano eletivo, por indicação materna, estava vigoroso e pesou 2.450 g. Com 1 hora de vida, o neonato passou a apresentar desconforto respiratório, necessitando de oxigenioterapia sob CPAP nasal. Uma radiografia do seu tórax mostrou hiperinsuflação, derrame intercisural à direita, aumento da trama broncovascular e discreta cardiomegalia. Com 24 horas de vida, o bebê encontrava-e sob oxigenioterapia no capacete com FiO2 de 0,3 e uma gasometria arterial mostrou pH 7,4, PO2 80 mm Hg, pCO2 45 mm Hg, HCO3 20 mEq/L BE -2.

Julgue os itens seguintes acerca desse caso clínico.

Não há indicação do uso de antibióticos como terapêutica complementar.

Em uma sala de parto, ao atender a um neonato envolto em mecônio espesso, que não respirou ao nascer e estava hipotônico, o médico promoveu, rapidamente e em ordem sequencial, as seguintes ações: proveu calor e posicionou a cabeça; secou vigorosamente e aplicou repetidamente piparotes nos pés; aspirou a orofaringe com uma sonda traqueal de grosso calibre; ventilou com pressão positiva por meio de balão e máscara por 30 segundos. Ao final dos 30 segundos de ventilação, reavaliou apenas se a criança estava respirando, o que não ocorria espontaneamente.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes, com relação à ordem e à correta aplicação das medidas, baseadas nas normas de reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Está correta a indicação de ventilação com pressão positiva por meio de balão de ressuscitação e máscara.

Com relação à propedêutica funcional renal, julgue os itens a seguir. Leucocitúria significativa ao EAS é indicativo de infecção do trato urinário, que pode ser cistite ou pielonefrite.

Uma mulher com 23 anos de idade foi trazida ao prontosocorro, queixando-se de que há poucas horas surgiram-lhe palpitações taquicárdicas que se seguiram de dispnéia intensa, súbita e progressiva, associada a tosse, que inicialmente era seca e depois passou a ter expectoração espumosa de cor branca e intensa sensação de sufocamento. Tinha diagnóstico prévio de estenose mitral pura em seu prontuário. O exame clínico do momento mostrou paciente ansiosa, sonolenta, sentada na beira do leito — não conseguia assumir decúbito horizontal —, taquidispnéica — freqüência respiratória de 40 irpm — e cianótica. O exame respiratório evidenciou batimentos das asas do nariz, tiragem intercostal, estertores pulmonares (até ápices) em ambos hemitóraces, com roncos e sibilos de permeio. A ausculta cardíaca foi prejudicada pelos ruídos pulmonares. Os pulsos estavam taquicárdicos, filiformes e com ritmo irregular. O ritmo cardíaco dessa paciente é apresentado na tira de eletrocardiograma mostrada abaixo, registrada na derivação D2, com velocidade do papel de 25 mm/s e calibração de 1 cm (1 mV).

Considerando o caso clínico hipotético acima, julgue os itens que se seguem.

O tratamento de escolha da arritmia cardíaca, na situação clínica em apreço, é a cardioversão elétrica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis