Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Um paciente com 40 anos de idade, do sexo masculino branco, casado, natural de Goianésia – GO e procedente de Samambaia – DF, informou apresentar, há 20 anos, quadro recorrente de dor, calor e rubor nas articulações interfalangianas, metacarpofalangianas, dos cotovelos e dos tornozelos, aliviados com o emprego de aspirina. Há um mês, passou a apresentar tosse seca, de moderada intensidade, contínua, diária, associada a uma leve dispnéia. Por esse motivo, resolveu procurar assistência médica. Negou tabagismo, contato com bacilíferos, febre, sudorese, calafrios e perda de peso. O exame físico mostrou presença de frêmito toracovocal diminuído na região infraescapular direita, com macicez e abolição do murmúrio vesicular. Observou-se também macicez à percussão da coluna vertebral torácica. Os dedos das mãos apresentavam deformidade na forma de desvio ulnar. A radiografia de tórax revelou a existência de opacidade localizada em terço distal do lobo inferior direito associada à ocupação de seio costofrênico direito e, nos exames laboratoriais, detectou-se aumento da proteína C reativa e do fator reumatóide, com FAN HEP positivo em 1/16 e ANCA, anti- SSA/RO e anti-SSB/LA negativos.

No que se refere ao caso clínico hipotético apresentado acima, julgue os seguintes itens.

As deformidades encontradas nos dedos das mãos são esperadas após anos de evolução da artrite reumatóide, diagnóstico mais provável no caso em apreço.

A diarréia é caracterizada quando há aumento de mais de 200 g (ou 200 mL) em cada evacuação em um indivíduo que mantém sua dieta habitual. A distinção entre crônica e aguda é arbitrária e baseada no tempo de duração: com menos de três semanas é considerada aguda e com mais, crônica. Tem causas diversas e alta taxa de ocorrência no país. Considerando a classificação e as formas de apresentação da diarréia, julgue os itens a seguir. Na diarréia classificada como osmótica, os episódios ocorrem mesmo sob jejum.

O álcool etílico, que é a droga de maior uso abusivo em todo o mundo, no organismo, permeia todos os tecidos e afeta a maioria das funções vitais, porque é molécula pequena e solúvel, tanto em água como em lipídios. O fígado é o órgão mais afetado pelo etilismo, que, em alguns centros urbanos, constitui a quarta causa mais freqüente de morte entre pessoas de 25 a 64 anos. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem. Embora ambos impliquem isoladamente altas taxas de morbimortalidade, tabagismo e alcoolismo não apresentam associações mórbidas definidas quando presentes concomitantemente na vida do indivíduo.

O álcool etílico, que é a droga de maior uso abusivo em todo o mundo, no organismo, permeia todos os tecidos e afeta a maioria das funções vitais, porque é molécula pequena e solúvel, tanto em água como em lipídios. O fígado é o órgão mais afetado pelo etilismo, que, em alguns centros urbanos, constitui a quarta causa mais freqüente de morte entre pessoas de 25 a 64 anos. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem. O abuso de álcool está comprovadamente associado a processos neoplásicos do trato gastrointestinal e evidências recentes têm demonstrado que pode estar relacionado também com câncer de mama.

Úlcera péptica é a causa mais comum de hemorragia no trato gastrointestinal alto, apresentando freqüência em torno de 50%. Estatísticas norte-americanas revelam taxa de hospitalização de aproximadamente 150 mil pacientes por ano (dados da década de 80). No Brasil, embora inexistam estatísticas em nível nacional, a úlcera péptica é considerada uma patologia de alta prevalência, o que justifica estudos de conduta imediata nas unidades de emergência e de indicação de internação hospitalar. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. O óbito nesses pacientes ocorre mais comumente por descompensação de patologias associadas que em conseqüência do sangramento.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis