Questões Concurso Hospital Santa Lúcia - DF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hospital Santa Lúcia - DF

Uma paciente de 47 anos de idade, hipertensa, obesa e sedentária, compareceu à consulta ambulatorial de seguimento assintomática e com os seguintes exames: glicemia de jejum = 129 mg/dL; glicemia duas horas após sobrecarga com 75 g de glicose = 212 mg/dL; e hemoglobina glicada = 5,9%.

Com base nessa situação hipotética e nos conceitos médicos a ela associados, julgue os itens de 17 a 25.

Dado o alto risco de complicações infecciosas em pacientes diabéticos, está indicada a atenção especial à vacinação pneumocócica e contra influenza nesse grupo de pacientes.

A doença renal crônica (DRC) decorre da perda progressiva e irreversível da função renal e acarreta múltiplos impactos sistêmicos no organismo. Nesse contexto, julgue os itens de 45 a 50. A glomerulosclerose nodular, conhecida como lesão de Kimmelstiel‐Wilson, é a marca histopatológica típica da DRC secundária à hipertensão arterial sistêmica.

A doença renal crônica (DRC) decorre da perda progressiva e irreversível da função renal e acarreta múltiplos impactos sistêmicos no organismo. Nesse contexto, julgue os itens de 45 a 50. A anorexia nos pacientes com DRC decorre do acúmulo de escórias nitrogenadas e de um maior estado inflamatório sistêmico.

Um paciente de 38 anos de idade, portador de diabetes mellitus do tipo 1, tem apresentado, há aproximadamente um mês, tosse com expectoração mucopurulenta, associada à febre diária, predominante no período vespertino, e à sudorese noturna. Relata intensa astenia e perda de aproximadamente 6 kg no período. A ausculta pulmonar não evidenciou alterações.

Com base nesse caso hipotético e nos conceitos médicos a ele associados, julgue os itens de 54 a 60.

A rifampicina é a medicação com maior capacidade de eliminar os bacilos de uma lesão.

Um paciente de 73 anos de idade, com diagnóstico de diabetes mellitus do tipo 2 há mais de vinte anos, mal controlado, iniciou, há quatro dias, febre diária e dificuldade para urinar, caracterizada como dor e urina em gotejamento. Ao exame físico, seus sinais vitais estavam normais e havia dor à palpação profunda do hipogástrio.

Com base nesse caso hipotético e nos conceitos clínicos a ele associados, julgue os itens de 94 a 98.

O fato de o paciente em questão ser diabético aponta para maior risco de complicações e apresentações raras de infecção do trato urinário, como, por exemplo, cistite enfisematosa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis