Questões Concurso Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo - SP

Os testes imuno-hematológicos fazem parte da rotina laboratorial de uma unidade de hemoterapia/agência transfusional e englobam tanto a qualificação do sangue do doador quanto a do receptor, sendo de vital importância na segurança transfusional do paciente. Com relação a esse tema, julgue os itens de 82 a 85. Em receptores de transfusão com reação negativa para a presença do antígeno D, é recomendada a pesquisa do antígeno D fraco. No caso de não realização do teste, o receptor será considerado como RhD negativo para fins transfusionais. Caso a pesquisa do antígeno D fraco seja realizada e apresente resultado positivo, o receptor será considerado como RhD positivo.

Os testes imuno-hematológicos fazem parte da rotina laboratorial de uma unidade de hemoterapia/agência transfusional e englobam tanto a qualificação do sangue do doador quanto a do receptor, sendo de vital importância na segurança transfusional do paciente. Com relação a esse tema, julgue os itens de 82 a 85. Os testes pré-transfusionais para transfusão de concentrado de hemácias e sangue total englobam, entre outros, as retipagens ABO direta e RhD do componente sanguíneo. A retipagem RhD será realizada somente em bolsas rotuladas como “RhD negativo” e é necessário repetir o teste para pesquisa do antígeno D fraco da bolsa.

Os testes imuno-hematológicos fazem parte da rotina laboratorial de uma unidade de hemoterapia/agência transfusional e englobam tanto a qualificação do sangue do doador quanto a do receptor, sendo de vital importância na segurança transfusional do paciente. Com relação a esse tema, julgue os itens de 82 a 85. Anticorpos antieritrocitários podem ser fixadores de complemento, a depender de sua especificidade, número e proximidade de sítios antigênicos, bem como da classe e da subclasse da imunoglobulina envolvida (principalmente IgM e IgG 1 e 3). Entre os anticorpos que geralmente cursam com fixação do complemento, estão: anti-K; anti-Vel; anti-A; anti-Jka; anti-Lea; anti-P1; e anti-S, entre outros.

A hemovigilância é definida como um conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue e tem como objetivo obter e disponibilizar informações sobre eventos adversos para prevenir seu aparecimento ou sua recorrência, melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do doador e do receptor. No que diz respeito à hemovigilância do doador, julgue os itens subsequentes. Na mobilização celular do doador para coleta de células-tronco hematopoiéticas de sangue periférico, podem ocorrer reações adversas, tais como: dor óssea; acidente vascular encefálico; febre; infarto do miocárdio; mialgia; e infarto esplênico, entre outros.

A hemovigilância é definida como um conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue e tem como objetivo obter e disponibilizar informações sobre eventos adversos para prevenir seu aparecimento ou sua recorrência, melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do doador e do receptor. No que diz respeito à hemovigilância do doador, julgue os itens subsequentes. Entre as reações sistêmicas, a reação vasovagal é a mais comum, podendo ser desencadeada pela visão do sangue, por fatores psicológicos, por medo ou apreensão e constituindo uma resposta neurofisiológica à doação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis