Questões Concurso Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo - SP

A anemia é condição bastante comum na prática clínica e possui uma série de mecanismos fisiopatológicos distintos, o que pode requerer uma investigação diagnóstica às vezes bastante extensa. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes. Na presença de esferócitos na análise de uma lâmina de sangue periférico, há de se fazer o diagnóstico diferencial entre: esferocitose hereditária; anemias hemolíticas autoimunes; lesão oxidante aguda, como na deficiência de G6PD; lesão térmica; hiperfosfatemia; e exposição tóxica a agentes oxidantes ou veneno de cobra.

A anemia é condição bastante comum na prática clínica e possui uma série de mecanismos fisiopatológicos distintos, o que pode requerer uma investigação diagnóstica às vezes bastante extensa. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes. Os mecanismos causadores de hemólise podem ser divididos em quatro grupos: anormalidades na membrana das hemácias; anormalidades na hemoglobina; anormalidades nas enzimas eritrocitárias; e anormalidades em fatores extrínsecos às hemácias. Um exemplo de hemólise causada por fatores extrínsecos às hemácias é a hemoglobinúria paroxística noturna (HPN).

A anemia é condição bastante comum na prática clínica e possui uma série de mecanismos fisiopatológicos distintos, o que pode requerer uma investigação diagnóstica às vezes bastante extensa. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes. Entre as anemias caracterizadas como microcíticas e hipocrômicas, estão a anemia ferropriva, as talassemias e a anemia sideroblástica.

A transfusão de sangue não é um procedimento isento de risco. O benefício ao paciente deve sempre superar o risco inerente ao ato transfusional e a indicação da transfusão deve ser pautada em critérios clínicos bem definidos em literatura. Com base nesses preceitos, julgue os próximos itens. Na transfusão de concentrados de plaquetas RhD positivo obtidos de sangue total e de af¨¦rese em paciente do sexo feminino RhD negativo, com menos de 45 anos de idade e com testes pr¨¦-transfusionais negativos para a presença de anti-D, ¨¦ recomendada a administração de imunoglobulina anti-RhD em at¨¦ 72 h ap¨®s a transfusão.

A transfusão de sangue não é um procedimento isento de risco. O benefício ao paciente deve sempre superar o risco inerente ao ato transfusional e a indicação da transfusão deve ser pautada em critérios clínicos bem definidos em literatura. Com base nesses preceitos, julgue os próximos itens. A transfusão de PFC est¨¢ indicada na presença de sangramentos sem coagulopatia e, para correção de testes anormais de coagulação, na aus¨ºncia de sangramento.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis