Questões Concurso Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo - SP

As coagulopatias adquiridas e hereditárias apresentam-se comumente por uma miríade de manifestações hemorrágicas que, em determinadas situações, podem requerer intervenção com necessidade de transfusão de hemocomponentes e(ou) administração de hemoderivados. Acerca desse assunto, julgue os itens de 104 a 106. A dose de reposição do fator VIII na hemofilia A depende do quadro clínico apresentado pelo paciente (local de sangramento). A fórmula utilizada para o cálculo da dose de fator é a seguinte: unidades internacionais (UI) de fator VIII = peso (kg) x Δ, em que Δ = % de fator a ser elevado – % de fator residual endógeno.

As coagulopatias adquiridas e hereditárias apresentam-se comumente por uma miríade de manifestações hemorrágicas que, em determinadas situações, podem requerer intervenção com necessidade de transfusão de hemocomponentes e(ou) administração de hemoderivados. Acerca desse assunto, julgue os itens de 104 a 106. A deficiência de fator XI é de herança autossômica recessiva e ocorre mais frequentemente em indivíduos de origem judaica. Os episódios de sangramento geralmente estão associados a traumatismos. Nas extrações dentárias, em pacientes com deficiência grave do fator, está indicada a reposição de concentrado de fator XI na dose de 10 a 30 UI/kg.

As coagulopatias adquiridas e hereditárias apresentam-se comumente por uma miríade de manifestações hemorrágicas que, em determinadas situações, podem requerer intervenção com necessidade de transfusão de hemocomponentes e(ou) administração de hemoderivados. Acerca desse assunto, julgue os itens de 104 a 106. Em pacientes com diagnóstico de doença de von Willebrand que serão submetidos à cirurgia de grande porte (abdominais, torácicas, neurológicas e ortopédicas, com anestesia geral > 30 min), a dose recomendada de fator VIII/FVW é de 40-50 UI/kg, diariamente, de cinco a dez dias, de acordo com a gravidade do caso. O alvo terapêutico é a manutenção do FVIII:C em 100%, com níveis mínimos superiores a 50% nesse período.

A anemia é condição bastante comum na prática clínica e possui uma série de mecanismos fisiopatológicos distintos, o que pode requerer uma investigação diagnóstica às vezes bastante extensa. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes. Os principais achados no sangue periférico de pacientes com anemia megaloblástica incluem anemia macrocítica, leucopenia, trombocitopenia, acompanhados de anisocitose, macrocitose, poiquilocitose e neutrófilos polissegmentados. A macrocitose, no entanto, pode estar mascarada pela coexistência de carência de ferro, talassemia e anemia de doença crônica, levando a um quadro de anemia dimórfica, com dupla população de eritrócitos.

A anemia é condição bastante comum na prática clínica e possui uma série de mecanismos fisiopatológicos distintos, o que pode requerer uma investigação diagnóstica às vezes bastante extensa. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes. O diagnóstico diferencial da pancitopenia inclui infiltração medular, anemia aplástica, HPN, hiperesplenismo, infecções, anemia megaloblástica e coagulopatias de consumo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis