Questões Concurso Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará - PA (FUNCAP/PA)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará - PA (FUNCAP/PA)

Acerca das relações custo-volume-lucro, julgue os itens subseqüentes. No ponto de equilíbrio, o lucro operacional é inexistente.

Acerca das relações custo-volume-lucro, julgue os itens subseqüentes. No ponto de equilíbrio, a receita é maior que o custo fixo ou igual ao custo variável.

Acerca das relações custo-volume-lucro, julgue os itens subseqüentes. Ao longo do tempo, os custos fixos são iguais, independentemente do volume de vendas.

Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana, fica aí sem querer ler e escrever, vai trabalhar de quê? Faxineira? Olha lá, se alguém quer faxineira que não saiba ler nem escrever!

Diante da situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir.

Quando o professor em questão disse “Você (...) vai trabalhar de quê? Faxineira? Olha lá, se alguém quer faxineira que não saiba ler nem escrever”, ele valorizou a adolescente, uma vez que, para ser faxineira, é preciso saber ler e escrever.

Uma adolescente com 16 anos de idade sai pouco de seu bairro, onde freqüenta um salão de baile, um lugar “respeitado”, e vai a pizzarias. Fora isso, vai aos shoppings. Atualmente, ela cursa a 5.ª série do ensino fundamental e já foi reprovada três vezes, pois não alcança média suficiente em matemática. “O professor dá tanta coisa que não entendo, o ano vai passano, quando vejo não deu. Mais uma reprovação. Acho que não dou prá matemática”, diz ela.

Diante da situação acima relatada, julgue os itens que se seguem.

A aluna em questão e grande parte dos adolescentes das classes populares no Brasil são marcados por uma trajetória escolar com inúmeras reprovações. Essas reprovações acarretam grandes prejuízos para o sistema de ensino e para o aluno. Analisando-se os prejuízos em uma escala, o mais prejudicado ainda é o aluno. Os freqüentes insucessos contribuem para gerar, no aluno, um sentimento de insegurança, desinteresse, baixa auto-estima, além de um estímulo para o abandono da escola antes de completar seus estudos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis