Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

#Questão 313660 - Medicina, Cardiologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Cardiologista Ecocardiografista

Um paciente, 52 anos, portador de coronariopatia biarterial, realizou um ecocardiograma transtorácico que indicou os seguintes dados de função diastólica: relação E/A = 1.6; tempo de desaceleração da onda E = 188 ms; tempo de relaxamento isovolumétrico = 83 ms; relação sístole/diástole do fluxo venoso pulmonar = 0.72; fluxo reverso em veia pulmonar = 37 cm/s; velocidade de propagação do fluxo mitral ao modo M colorido = 40 cm/s; velocidade E’ ao Doppler tecidual = 6 cm/s e volume indexado do átrio esquerdo = 30 ml/m2. Esses dados são compatíveis com:

#Questão 313662 - Medicina, Cardiologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Cardiologista Ecocardiografista

Sobre as novas técnicas ecocardiográficas, avalie as assertivas a seguir:

I. A avaliação pelo Strain rate quantifica o percentual de deformação miocárdica, enquanto a avaliação pelo Strain mede a velocidade de deformação do tecido.

II. A técnica de avaliação pelo Speckle tracking é independente do ângulo de incidência e permite a análise do Strain não somente no sentido do feixe do Doppler, como também em duas dimensões.

III. A avaliação de volumes ventriculares pelo ecocardiograma tridimensional apresenta excelente correlação com os volumes obtidos pela ressonância e alta reprodutibilidade das medidas inter e intraobservador.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 313665 - Medicina, Cardiologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Cardiologista Ecocardiografista

Quanto à ecocardiografia sob estresse pela dobutamina-atropina, avalie as assertivas que seguem:

I. Sua sensibilidade é maior em pacientes com doença multiarterial e em lesões com obstrução >70%.

II. Quando comparada com a cintilografia, a ecocardiografia com estresse possui maior sensibilidade para identificação de doença uniarterial.

III. A resposta inotrópica do miocárdio viável geralmente ocorre com doses de 5 a 10 mg/kg/min de dobutamina.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 313689 - Medicina, Cardiologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Cardiologista Ecocardiografista

Os seguintes dados foram obtidos em um paciente de 73 anos com calcificação importante da valva aórtica: velocidade máxima da via de saída do ventrículo esquerdo 0.7 m/s; diâmetro da via de saída do ventrículo esquerdo 2.1 cm; velocidade máxima transaórtica 4.2 m/s. A partir desses dados, o cálculo aproximado da área valvar aórtica é de:

#Questão 313691 - Medicina, Cardiologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Cardiologista Ecocardiografista

Durante a última década, o interesse pelo átrio esquerdo está aumentando em decorrência da existência de recentes estudos que demonstram sua correlação com eventos tais como AVC e ICC. Sobre a avaliação do átrio esquerdo, julgue as assertivas a seguir:

I. A avaliação de sua dimensão pelo modo-M apresenta pouca variabilidade e constitui o melhor método para ser usado na prática clínica diária.

II. Em indivíduos normais, a relação aorta/átrio esquerdo é de 2:1.

III. O volume do átrio esquerdo é usualmente aferido pela planimetria, indexado pela superfície corpórea, e seu valor normal encontra-se entre 22 ± 6 ml/m2.

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis