Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

#Questão 831267 - Medicina, Medicina Legal, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Um paciente visto há uma hora sem queixas começou, na frente do filho, a apresentar dislalia e paralisia à direita. É atendido por serviço de atendimento pré-hospitalar e levado para emergência de hospital com suporte de neurologia. Com 52 anos de idade, não faz uso de qualquer medicação e nega doenças prévias. A tomografia de crânio com menos de duas horas do íctus não tem achados.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Esse paciente precisa ser inserido em protocolo de trombólise com rt-PA.

#Questão 831268 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Uma mulher de 36 anos de idade sentiu mal-estar súbito, com dificuldade para falar, cefaleia hemicraniana direita, seguida de dificuldade para levantar, apresentando paralisia à esquerda. A paciente faz uso de anticoncepcional há cinco anos. A angiotomografia computadorizada revela falha de enchimento compatível com oclusão a partir do terço médio/distal do segmento M1 da artéria cerebral direita. Há sinais sugestivos de extensa área de isquemia no hemisfério cerebral direito, território irrigado pela artéria cerebral média (ASPECTS 1), sem desvio da linha média, herniacões parenquimatosas cerebrais ou sinais de transformação hemorrágica. A neurologia constata 9 horas e 30 minutos do íctus e sugere AVCi maligno de artéria cerebral média direita. No momento, o paciente apresenta degeneração neurológica com escala de Glasgow 13.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Em razão do Glasgow, a paciente deve ficar junto a familiares em enfermaria, com controle a cada quatro horas pelos cuidados de enfermagem.

#Questão 831269 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Um paciente de 54 anos de idade vai ao pronto-socorro com história de obesidade; é pós-bariátrico há 10 anos, além de ser hipertenso, diabético e dislipidêmico e gostar muito de uísque e charuto. Apresenta quadro de cianose central e dispneia intensa, mesmo com suporte de O2 úmido e ventilação mecânica não invasiva: SatO2 = 84%; FC = 124 bpm; PA = 164 mmHg x 92 mmHg. Realiza-se angiotomografia de tórax, cujos principais achados são: extensa falha de enchimento, comprometendo a artéria principal esquerda, com extensão para todos os respectivos ramos lobares segmentares e subsegmentares, bem como nos ramos segmentares do lobo médio e subsegmentares do lobo inferior direito, compatíveis com tromboembolismo pulmonar agudo bilateral. Há opacidade triangular na base pulmonar esquerda, sugestiva de infarto pulmonar.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Trata-se de um TEP maciço e agudo com extensa área pulmonar acometida, e nesse caso podem ocorrer síncope e colapso cardiovascular, em razão de súbita redução do débito cardíaco e do fluxo sanguíneo cerebral.

#Questão 831270 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Uma paciente idosa de 83 anos de idade sofreu queda no próprio domicílio, não conseguindo se movimentar. Em exame de imagem, há presença de fratura em fêmur proximal esquerdo. A paciente era antes ativa, apresentando somente diabetes e hipertensão arterial sob controle. No momento, apresenta somente dor intensa em membro inferior esquerdo.

Em relação a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A capacidade deambulatória prévia da paciente está diretamente relacionada à mortalidade.

#Questão 831271 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Uma paciente idosa de 83 anos de idade sofreu queda no próprio domicílio, não conseguindo se movimentar. Em exame de imagem, há presença de fratura em fêmur proximal esquerdo. A paciente era antes ativa, apresentando somente diabetes e hipertensão arterial sob controle. No momento, apresenta somente dor intensa em membro inferior esquerdo.

Em relação a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A existência de doenças crônicas antes da fratura não tem impacto prognóstico em comparação com idosos sem doenças. Trata-se de um problema ortopédico, e não clínico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis