Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)

Uma mulher de 35 anos de idade, com diabetes tipo 2, deseja engravidar. Para isso, vai a uma consulta para avaliação pré-concepcional, pois deseja ter uma gestação saudável. No momento, apresenta mau controle metabólico, pois parou por conta própria o uso da metformina. A paciente nega outras comorbidades, além de sobrepeso, e não apresenta complicações crônicas do diabetes.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Deve-se contraindicar a gestação para essa paciente no momento e no futuro.

Uma paciente secundigesta, com uma cesariana prévia há quatro anos por sofrimento fetal agudo, é internada para indução do parto com 40 semanas de gestação. O pré-natal se passou sem intercorrências, e a paciente nega comorbidades. Ao exame, obtêm-se altura uterina de 35 cm, ausência de dinâmica uterina, batimentos cardiofetais de 140 bpm, toque vaginal, que evidencia um colo centralizado, 50% apagado, com 3 cm de dilatação, apresentação cefálica, altura da apresentação em zero de De Lee e bolsa íntegra, perfazendo um escore de Bishop de 8.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Há contraindicação absoluta da indução farmacológica do parto nessa paciente.

Uma paciente de 40 anos de idade, negra, nulípara e usuária de contraceptivo combinado oral, comparece a uma consulta e diz estar preocupada com o resultado da ultrassonografia transvaginal, que evidenciou a presença de dois miomas intramurais, o maior deles com 2,0 cm no maior eixo. A paciente nega dismenorreia e sangramento intermenstrual.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A maioria dos miomas é assintomático.

No que se refere ao desenvolvimento humano nos diferentes ciclos de vida, julgue os itens a seguir. A aposentadoria causa perdas relevantes na vida social das pessoas. Em longo prazo, poderá afetar, também em alguns casos, a estrutura psicológica. Em relação às perdas imediatas, podem ser destacadas: a renda familiar diminuída; a ansiedade pelo vazio deixado pelo trabalho; e a maior frequência de consultas médicas.

No que se refere ao desenvolvimento humano nos diferentes ciclos de vida, julgue os itens a seguir. Para a melhoria da autoimagem, não há associação entre o autocuidado e a autonomia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis