Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)

Paciente do sexo feminino, de 61 anos de idade, comparece a uma unidade de saúde com dor abdominal, icterícia de caráter progressivo, com início há três meses, prurido generalizado pelo corpo e perda de 5 kg nesse período. Refere episódios de colúria e acolia fecal. Nega febre, calafrios ou outros sintomas. É tabagista ativa (50 maços/ano) desde os 20 anos de idade. É hipertensa, em uso de hidroclorotiazida e captopril. A paciente nega cirurgias prévias. Fez uso de contraceptivo hormonal oral combinado no passado, durante 30 anos. A paciente não tem história de câncer na família e, ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com sinais vitais estáveis e icterícia de mucosas conjuntivas e de pele. O abdome da paciente apresenta-se flácido, depressível, sem massas palpáveis, sem adenomegalias, sem sinais de defesa e de irritação peritoneal. Os exames laboratoriais evidenciavam uma discreta anemia (hemoglobina = 10 g/dL), hiperbilirrubinemia às custas de direta (bilirrubina total = 6,1 mg/dL, bilirrubina direta = 5,1 mg/dL), assim como provas de colestase elevadas (fostatase alcalina = 550 U/L e gama-GT = 250 U/L). As sorologias para hepatite se mostraram negativas, com ALT e AST no limite superior da normalidade. A endoscopia digestiva alta da paciente apresentou um resultado normal. A ecografia de abdome evidencia dilatação da via biliar intrahepática, sem evidência de fator obstrutivo que a justifique. A vesícula biliar apresenta paredes finas, sem cálculos no respectivo interior e sem outras alterações no exame.

Com base no referido caso e considerando conhecimentos médicos relativos ao citado quadro clínico, julgue os itens a seguir.

A paciente tem como diagnóstico provável o colangiocarcinoma.

Em um ambulatório de puericultura, foi atendido um lactente de quatro meses de idade, que se encontrava em aleitamento materno exclusivo, com as vacinas em dia, desenvolvimento neuropsicomotor dentro do esperado para a idade e em uso de suplementação de vitamina D3, desde o nascimento. A avó do paciente oferece chás entre as mamadas e, pela insistência dela, os pais acabaram cedendo à oferta da citada bebida para a criança. Desde então, os hábitos intestinais do paciente alternaram fezes líquidas com pastosas.

Em relação ao caso clínico, julgue os itens a seguir.

As vacinas com vírus vivo atenuado devem ser realizadas normalmente no paciente.

Uma paciente, estudante pré-escolar, de quatro anos de idade, procedente do interior de Minas Gerais, morador da área urbana, estava com o calendário vacinal incompleto, residia em moradia em condições precárias, sem saneamento básico, e tinha dois cachorros como animais de estimação. A paciente foi levada pelos pais ao pronto-socorro do hospital municipal, por apresentar febre alta de 39,5 ºC há dois dias, sem outras queixas. Ao exame, a paciente mostrava hipocorada (2+/4) e hidratada. Outros achados mostraram o abdome globoso, ruídos hidroaéreos positivos, abdome doloroso à palpação superficial e profunda, com hepatomegalia palpável a 8 cm do rebordo costal esquerdo, sem sinais de irritação peritoneal. Nos exames laboratoriais, a paciente apresentou uma pancitopenia, motivo pelo qual a criança foi internada para investigação da hipótese diagnóstica de leishmaniose visceral.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico da paciente pode ser confirmado por meio de teste rápido.

Lactente de oito meses de idade, do sexo masculino, vinha apresentando náuseas, vômitos sem resposta a antieméticos, palidez, apatia e diarreia com muco e sangue nos últimos meses. O paciente mamou no seio até os seis meses de idade e, depois, iniciou a ingesta de leite de vaca, frutas e legumes. Tem irmão asmático de sete anos de idade e mãe com rinite. A genitora relatou que os sintomas do lactente sempre aparecem, aproximadamente, uma hora após a ingesta de leite de vaca.

Com base no caso clínico e no provável diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca, julgue os itens a seguir.

O tratamento do paciente consiste em exclusão do alérgeno da dieta e introdução de fórmulas com proteínas extensamente hidrolisadas.

Um paciente de nove meses de idade foi atendido em um pronto-socorro devido a vômitos, distensão abdominal e choro intenso nas últimas cinco horas. Apresentou eliminações com muco e sangue pelo ânus, sem febre. Após avaliação exaustiva, ele foi diagnosticado com invaginação intestinal.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A cirurgia somente está indicada para o paciente, se houver sinais de perfuração intestinal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis