Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)

Uma mulher com 30 semanas de gestação é admitida em uma emergência obstétrica com quadro de dor abdominal e de cefaleia. No exame físico, observou-se aumento dos níveis pressóricos e edema em face, mãos e membros inferiores. A paciente informou ser portadora de traço falcêmico. Em razão desse quadro, o plantonista internou a paciente com suspeita de pré-eclâmpsia.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Para definir o diagnóstico de pré-eclâmpsia nessa gestante, é obrigatória a presença de proteinúria significativa.

Lactente de nove meses de idade é levada a uma consulta pelos pais, por apresentar episódios de broncoespasmo de repetição. A mãe relata que o primeiro episódio de bronquiolite foi com três meses de idade e, de lá para cá, o paciente esteve quatro vezes internado. A genitora relata que amamentou o filho somente por um mês; logo em seguida, ofereceu leite de caixinha, pois ela acreditava que produzia pouco leite. O paciente sempre apresentou regurgitações vigorosas, mas os genitores acreditaram que estas eram normais.

Em relação ao caso clínico apresentado e levando em conta os conhecimentos médicos relativos a ele, julgue os itens a seguir.

Aos 12 meses de idade, o paciente deve ter o peso ao nascimento quadruplicado e ter comprimento entre 80 cm e 85 cm.

Um paciente do sexo masculino, de 38 anos de idade, assintomático, chega ao consultório médico de um cirurgião em razão de uma alteração em exame de imagem. O paciente é previamente hígido. Refere praticar atividade física, que consiste em corridas e academia quatro vezes por semana, no total. Nega uso contínuo de medicações, tabagismo, alcoolismo e uso de drogas. Além disso, relata não ter tido alergias medicamentosas nem ter feito cirurgias prévias. Nega dor abdominal, náuseas, vômitos e outros sintomas. Declara não ter ocorrido emagrecimento recente. Ao exame físico, o paciente está em bom estado geral, lúcido e orientado. Os resultados de seus exames são: PA = 120 mmHg x 80 mmHg, FC = 80 bpm, Sat. de 98% em ar ambiente. Abdome: flácido, depressível, indolor. Sem massas palpáveis ou visceromegalias. O exame alterado foi de raios X de abdome com contraste baritado, que está representado na figura.

De acordo com o caso clínico exposto e com os conhecimentos relacionados à imagem, julgue os itens a seguir.

O paciente tem indicação de tratamento clínico.

Paciente do sexo masculino de 25 anos de idade foi vítima de acidente automobilístico (capotamento). Era o motorista e não usava cinto de segurança. Recebeu atendimento inicial pelo Serviço Móvel de Urgência da região e foi levado pela ambulância com imobilização padrão para atendimento hospitalar. O paciente foi ejetado do carro e foi encontrado consciente a uma distância de três metros deste (cinemática grave). O paciente chegou à emergência conversando, ventilando espontaneamente e imobilizado em maca rígida, com colar cervical, lúcido e orientado. Os exames apresentaram os seguintes resultados: escala de coma de Glasgow = 15, PA = 125 mmHg x 90 mmHg, FC = 110 bpm, saturação de 98% em ar ambiente, FR = 18 mrpm. Nesse momento, iniciou-se a avaliação do paciente.

Com base no citado caso e tendo como referência os conhecimentos médicos relativos ao quadro clínico em questão, julgue os itens a seguir.

Avaliar a via aérea deve ser prioridade no atendimento inicial do paciente.

Paciente do sexo feminino, de 35 anos de idade, solteira, com peso de 140 kg e altura de 1,60 m, apresenta-se em um consultório médico com queixa de dificuldade para perder peso. Refere já ter tentado dieta orientada por nutricionista por mais de um ano, sem sucesso em relação à perda de peso. Faz acompanhamento psicológico há três anos, realiza exercícios físicos leves regularmente (caminhadas de 30 minutos, duas vezes por semana, há um ano), porém está com o peso estável desde então. Não tem outras comorbidades. Não fuma. Ao exame físico, a paciente está em bom estado geral, com sinais estáveis: PA = 120 mmHg x 80 mmHg, FC = 89 bpm, FR = 18 mrpm. O IMC da paciente foi calculado em 54. A paciente não tem cirurgias prévias e conta com história familiar negativa para doenças crônicas, exceto história paterna de obesidade.

Com base no referido caso e considerando os conhecimentos médicos relacionados ao citado quadro clínico, julgue os itens a seguir.

Se a paciente realizar cirurgia bariátrica, a técnica de melhor escolha é a gastroplastia vertical em banda.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis