Listagem de Questões Concurso DNIT
Tratando do tema Assessoria de Imprensa no Brasil, Jorge Duarte (in Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia; teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003) observa que as assessorias de imprensa “tornaram-se o embrião de novas estruturas de comunicação” (p. 81). Uma assessoria de imprensa se qualifica como:
meio institucional adotado e posto em prática por uma empresa, visando manter um bom relacionamento com órgãos de imprensa;
um instrumento midial de contato com distintos públicos, ao qual a empresa poderá recorrer sempre que estiver em dificuldades;
uma maneira inteligente de, sobre uma empresa, suprir eventuais demandas de informação por parte de outras empresas;
uma das formas de a empresa estar presente na mídia, tornando-se visível a seus públicos e à sociedade em geral;
uma política de comunicação dedicada à integração organizacional, pela qual se enfatiza a presteza de contatos com a imprensa.
Ao redigir-se um press release, deve-se levar em linha de conta que este texto:
desempenha a função de informar, devendo-se evitar a emissão de juízos críticos;
deve causar impacto, motivo pelo qual será preciso a ele imprimir um tom publicitário;
serve para a qualificação da fonte emissora, apontandoa como entidade jurídica;
é nota oficial que requer cuidados com a expressão lingüística, não permitindo neologismos;
vale como um boletim de informações oficiais, adotando a composição verbal de um lide.
A um veículo impresso, noticioso, constituído de folhas soltas, de tiragem regular, que divulga notícias de ordem geral, dá-se o nome de:
folhetim;
revista;
imprensa;
jornal;
gazeta.
Entre os caracteres distintivos da televisão, figuram:
sistema de transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos por meio de ondas hertzianas;
atividade técnica, administrativa e política pela qual se realizam difusões em narrowcasting;
veículo de expressão eminentemente popular, voltado para a divulgação de novos conteúdos;
emissões regulares em broadcasting que se destinam a um público seleto e ampla audiência;
sistema eletrônico multidirecional para a transmissão de informações sonoras e imagéticas.
Em nossos dias, setores representativos do mundo dos negócios enxergam, na publicidade feita por via eletrônica, uma importante etapa evolutiva da comunicação publicitária. Anunciar pela internet tem, entre outras, a seguinte vantagem:
faculta a consumidores em potencial o acesso a todo tipo de informação, de modo a que não se deixem influenciar em suas decisões de compra;
auxilia a internautas interessados na aquisição de produtos, bens e serviços, a procurar, em sites de grande fluxo, banners com mais informações;
serve a um acréscimo qualitativo da capacidade de disponibilização de informações de interesse geral para internautas consumidores;
propicia elevado grau de interatividade com os consumidores, permitindo que busquem informações segmentadas de seu interesse;
incentiva consumidores potencialmente interessados a navegar pela rede, buscando sites em que encontrem dados informativos adicionais.
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