Questões Concurso CRP - 3ª Região (BA)

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Listagem de Questões Concurso CRP - 3ª Região (BA)

Durante um estudo sobre processos cognitivos relacionados à linguagem, analisou-se a capacidade dos participantes de formar e interpretar anagramas. Escolhendo aleatoriamente um dos anagramas da palavra MENTAL, qual é a probabilidade de suas primeira e última letras serem consoantes?

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP), em parceria com um instituto de pesquisa, está analisando os hábitos de consumo de conteúdo digital da população. Os dados obtidos ajudam a compreender as plataformas mais utilizadas para se informar e interagir. Considere os seguintes resultados de uma pesquisa com um grupo de pessoas:

• 45% dos entrevistados utilizam o Instafotos;
• 55% dos entrevistados utilizam o TicoTeco;
• 31% dos entrevistados utilizam o ExT;
• 12% dos entrevistados utilizam o Instafotos e o TicoTeco;
• 18% dos entrevistados utilizam o Instafotos e o ExT;
• 17% dos entrevistados utilizam o TicoTeco e o ExT;
• 6% dos entrevistados utilizam as três plataformas;
• 140 pessoas entrevistadas não utilizam nenhuma dessas plataformas.

Com base nessas informações, qual o número total de entrevistados?

Em uma pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), analisou-se a interação entre fatores associados ao desempenho de indivíduos em diferentes tarefas. Essas interações foram representadas pelas matrizes:
Imagem associada para resolução da questão

O valor de x, para que o produto A . B seja uma matriz simétrica, é:

Texto para responder à questão.

  As comunicações administrativas devem ser sempre formais. Isso é válido tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico (por exemplo, e-mail e documento gerado no SEI!) quanto para as impressas.

    A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Se a Administração Pública Federal é unificada, é natural que suas comunicações sigam o mesmo padrão.

   O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial.

   De modo a contribuir para uma boa redação e o uso correto da língua portuguesa, o Manual de Redação da Presidência da República contém noções gramaticais e ortográficas para consulta e, além disso, traz as seguintes recomendações:


• a língua culta é contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade;

• o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário; e

• a consulta ao dicionário e à gramática é imperativa na redação de um bom texto.


(BRASIL. Manual de Redação da Presidência da República. 3 ed. Brasília: Presidência da República, 2018. Fragmento.)
Considerando que os fechamentos dos textos oficiais devem saudar o destinatário e fechar o texto, contribuindo para a formalidade e uniformidade das comunicações, é correto afirmar que:

Texto para responder à questão.

  As comunicações administrativas devem ser sempre formais. Isso é válido tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico (por exemplo, e-mail e documento gerado no SEI!) quanto para as impressas.

    A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Se a Administração Pública Federal é unificada, é natural que suas comunicações sigam o mesmo padrão.

   O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial.

   De modo a contribuir para uma boa redação e o uso correto da língua portuguesa, o Manual de Redação da Presidência da República contém noções gramaticais e ortográficas para consulta e, além disso, traz as seguintes recomendações:


• a língua culta é contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade;

• o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário; e

• a consulta ao dicionário e à gramática é imperativa na redação de um bom texto.


(BRASIL. Manual de Redação da Presidência da República. 3 ed. Brasília: Presidência da República, 2018. Fragmento.)
O ofício é a correspondência oficial usada pelas autoridades públicas para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da Administração Pública entre si ou com particulares. O ofício circular é expedido em diversas vias e utilizado quando a informação precisa ser enviada, simultaneamente, a mais de um destinatário. Nesse contexto, é correto afirmar que:

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