Questões de Redação Oficial da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de Redação Oficial da Instituto Consulplan

#Questão 1100751 - Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Assistente Industrial e de Gestão Corporativa – Assistente Administrativo

O poder público usa a redação oficial para redigir documentos oficiais. Além da norma-padrão da língua portuguesa, a redação oficial deve apresentar, EXCETO: 

#Questão 1100752 - Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Assistente Industrial e de Gestão Corporativa – Assistente Administrativo

No que diz respeito à utilização das formas de tratamento e endereçamento, deve-se considerar não apenas a área de atuação da autoridade, mas também a posição hierárquica do cargo que a pessoa ocupa. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os pronomes de tratamento concordam em gênero com as pessoas a que se referem.
( ) As abreviaturas das formas de tratamento devem ser evitadas, uma vez que demonstram menos respeito que os pronomes na forma extensiva.
( ) Para o servidor público em geral, que não exerce nenhum cargo de chefia, recomenda-se o uso do vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo, e de Vossa Senhoria no corpo do texto.

A sequência está correta em 

Nas redações oficiais há uma determinada forma para se referenciar para cada expediente, visando pela hierarquia e cordialidade. Tendo em vista o emprego dos pronomes de tratamento, é correto afirmar que:

Em determinados contextos se faz necessário o emprego de redações oficias, a fim de tornar a comunicação um ato mais eficiente e unificado. Considerando esse modelo de comunicação a ser redigida, assinale a afirmativa correta.

A redação administrativa no setor público deve respeitar determinados atributos, que garantem a qualidade da comunicação pública. Com base nesses atributos, analise o caso hipotético a seguir:


Assunto: Solicitação de Ajustes no Sistema de Protocolo


Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal,


Gostaria de sugerir melhorias no sistema de protocolo da Câmara, pois tenho observado falhas frequentes que atrasam os processos internos. Como tenho experiência em lidar com sistemas administrativos, acredito que minha proposta será a mais adequada para resolver a situação. Além disso, acho que os atrasos são causados pela falta de treinamento adequado dos servidores do setor de protocolo. É importante que esse problema seja resolvido o mais rápido possível, conforme já mencionei em reuniões anteriores. Sugiro que a pauta seja discutida na próxima reunião administrativa, em um horário conveniente para mim, considerando minha agenda restrita.


Atenciosamente,

Maria A. Silva

Chefe do Departamento Administrativo


Com base nos atributos da redação administrativa, identifique o principal problema no texto, considerando a existência de impressões individuais de quem comunica e as críticas diretas a colegas de trabalho. 

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