Questões Concurso CREFITO 1ª Região/PE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CREFITO 1ª Região/PE

Segundo as teorias situacionais de liderança para escolher o padrão de liderança a adotar em relação aos subordinados, o administrador deve considerar e avaliar três forças que agem simultaneamente: forças na situação, forças no gerente e forças nos subordinados.

Em relação a essas forças, escolha a opção correta:

A centralização ocorre quando, em uma organização, a maioria das decisões é tomada pelos ocupantes dos cargos no topo dessa organização, ou seja, pelos chefes. Dentre as assertivas abaixo, pode-se considerar como vantagens da centralização:

I. Facilita o controle de problemas complexos ou que podem ter consequências para toda organização.

II. Gera maior independência dos funcionários que trabalham nos escalões mais baixos, proporcionando também que a criatividade deles possa aflorar.

III. Com novas tecnologias de TI a cúpula da empresa pode ter informações cada vez mais rapidamente, podendo reter um controle maior sem perder a eficiência, a rapidez e a flexibilidade.

Algumas vantagens estão presentes no modelo de departamentalização funcional. Dentre as assertivas abaixo, pode-se considerar como uma vantagem desse modelo:

I. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.

II. É adequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

III. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

Paulo, durante a capacitação de um empregado, relata a existência de cinco dimensões fundamentais, que podem ser ajustadas para prover o aprimoramento da produtividade dos funcionários e da qualidade de vida profissional. A dimensão que é descrita como o retorno de informações que os funcionários têm quanto à qualidade de seu desempenho é definida como:

A comunicação é absolutamente fundamental para um bom administrador. Todos os papéis e funções da administração envolvem comunicação, que também é importante para compartilhar a estratégia, os objetivos e a cultura da empresa. Dentre as assertivas abaixo, seguindo o conceito de comunicação organizacional, é correto afirmar:

I. Comunicação Vertical é o fluxo de informações que ocorre na cadeia de comando organizacional. É uma comunicação formal.

II. Comunicação Horizontal é o fluxo de informações entre colegas e pessoas que ocupam cargos do mesmo nível. É uma comunicação formal, mas não segue a cadeia de comando.

III. A conversa entre os funcionários é informal e flui em todas as direções. Os funcionários reclamam, compartilham ideias, conversam sobre questões profissionais, pessoais e banalidades.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis