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As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.

A técnica de avaliação de desempenho denominada incidentes críticos focaliza a atenção do avaliador nos comportamentos-chaves que tornaram a ação do funcionário avaliado eficaz ou ineficaz. Assim, ela fornece um conjunto de comportamentos desejáveis e indesejáveis e não um conjunto de traços de personalidade. O principal problema desse tipo de técnica é a potencial ocorrência do efeito halo.

As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.

A utilização da avaliação de desempenho para se distribuir recompensa é inadequada, pois gera sentimentos de iniqüidade.

As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.

Em um sistema de avaliação de desempenho, a ênfase deve ser dada aos comportamentos, em vez de traços (como lealdade, confiabilidade e coragem), visto que a avaliação de traços apresenta dois problemas relevantes: a dificuldade em se correlacionar o traço ao desempenho efetivo e a subjetividade em julgar e definir o traço.

As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.

Em um processo de avaliação de desempenho, a percepção de iniqüidade pode influenciar negativamente a produtividade e o desejo de permanecer na organização bem como reduzir a motivação dos funcionários.

As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.

A avaliação de impacto deve ser realizada imediatamente após a ação de T&D, de forma a se avaliar a percepção dos participantes com relação à qualidade do treinamento.

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