Questões Concurso Câmara de Araraquara - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Câmara de Araraquara - SP

Atualmente, com a rapidez e a velocidade impostas pela globalização, essa dinâmica de tempo e espaço tem sido aplicada modos de operação de trabalhos dentro da produção gráfica digital. João é o novo analista de comunicação visual da secretaria de determinado munícipio. Com a proximidade do final do ano e a mudança de gestão, ele recebeu a missão de desenvolver a nova identidade do órgão. Considerando o contexto, qual software digital é mais adequado para criar essa peça digital?

Os pixels e as combinações do RGB

    O pixel é a menor unidade de uma imagem digital. Aliás, esse termo vem da contração da expressão “picture element” que significa “elemento da imagem”, em inglês, ou seja, se visualizarmos uma imagem com alto índice de aproximação, é possível identificar pequenos quadrados coloridos nela, que, somados, formam o desenho completo. Em uma foto digital, por exemplo, verá que ela é formada por vários quadradinhos – os pixels.
    A cor de cada pixel é fruto da combinação das cores básicas: vermelha, verde e azul e cada uma dessas três cores possui 256 tonalidades, da mais clara à mais escura, que, combinadas, geram mais de 16 milhões de possibilidades de cores.
    Os pixels são agrupados em linhas e colunas para formar uma imagem. As cores vermelho (red), verde (green) e azul (blue), conhecidas como “cores primárias” (cor luz), combinam-se baseadas na reflexão e absorção de fótons (minúsculas partículas elementares contidas na luz) visto que o RGB depende da emissão de fótons de um componente excitado a um estado de energia mais elevado.
    O sistema RGB é usado em dispositivos com telas. As cores obtidas nesse sistema são representadas através de uma escala que vai de 0 a 255. Quando todas estão no valor máximo o resultado é a manifestação da cor branca. Assim ocorre no processo inverso, quando todos os valores estão no menor valor, o resultado é a cor preta.
(Disponível em: afixgraf.com.br O que significa RGB. Acesso em: janeiro de 2025.)

Sobre o RGB, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “O RBG não deve ser utilizado para materiais impressos devido à grande variação de cor entre o que é percebido no monitor e o que é impresso. Dessa maneira, se o objetivo do seu trabalho será produzir uma peça física (como um folder, rótulo, placa de sinalização, painel etc.) qualquer que seja a superfície de impressão, é importante sempre manter o modo de seu documento como CMYK”

PORQUE

II. “Os sistemas de impressão, sejam eles analógicos ou digitais, imprimem a partir do processo conhecido como mistura ótica de CMYK, aplicadas em ângulos e lineaturas específicas, valendo-se das porcentagens de 0-100 das tintas das tintas primárias cyan, magenta e amarelo, sendo o preto utilizada para compor as sombras. Portanto, deve-se observar que em produtos digitais, as cores devem ser explicitadas em RGB e produtos impressos devem ser especificadas em CMYK.”

Assinale a alternativa correta.

Maria, designer de determinado setor de comunicação pública,recebeu a seguinte demanda: “criar uma peça digital animada que precisa ser publicada nas redes sociais para maior engajamento do público”. Diante do exposto, qual formato digital Maria deverá utilizar para finalizar essa peça publicitária?

Um analista de comunicação visual do governo municipal recebeu o seguinte briefing: “realizar uma vinheta de abertura para o programa matinal de domingo sobre a zona rural da cidade”. Considerando a perspectiva de criar apelo emocional com o público, são elementos da percepção visual que não podem faltar na composição da peça gráfica:

À luz das disposições constitucionais vigentes sobre Orçamento Público, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em que pese ser una, ou seja, composta por documento único para cada ente da Federação, a Lei Orçamentária Anual é segregada em esferas orçamentárias, quais sejam: o orçamento fiscal, o orçamento da seguridade social e o orçamento de investimento das empresas estatais.
( ) Determina o Princípio da Exclusividade que a Lei Orçamentária Anual não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas, não se incluindo nesta proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e especiais destinados a investimentos urgentes e relevantes.
( ) A Administração tem o dever de executar as programações orçamentárias, adotando os meios e as medidas necessárias, com o propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade, mesmo que para tanto seja preciso descumprir as metas fiscais fixadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis