Questões Concurso Câmara de Araraquara - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Câmara de Araraquara - SP

Com o avanço do webjornalismo e uma crescente inserção das notícias nas mídias digitais, entra em debate o tema da participação do leitor no processo de produção da notícia. As empresas jornalísticas passaram a assumir uma postura interativa, na tentativa de conquistar e ampliar o seu público. Sabe-se que o usuário das redes pode obter acesso à informação sem passar pelos principais veículos jornalísticos. No entanto, os portais de notícias possuem um grande fluxo de internautas que participam por meio de comentários e envio de sugestões de pauta. Por meio da implantação dos processos interativos, emergiram quatro tipos diferentes de participação do público: informação, colaboração, conversação e metacomunicação. No tipo de participação “informação”, o público age como fonte de informação, fornecendo aos jornalistas as versões dos fatos e das informações referentes ao que testemunharam. Essa é a forma mais tradicional de participação utilizada pelos sites de notícias. O meio digital favoreceu o contato, facilitando a localização de fontes pelas redes sociais, conforme os seus interesses e graus de participação na construção da narrativa noticiosa. Outra forma de contribuição do público é cedendo imagens e vídeos de lugares, eventos e fatos para complementar a matéria jornalística. Nesse tipo de participação do público, o jornalista tem o papel de: 

As redes sociais começaram a ganhar terreno em 2005. Em 2010, começaram a se multiplicar, adquirindo cada vez mais utilizadores. Em 2015, começaram a surgir plataformas ainda mais específicas e, depois de 2020, foram sendo consolidadas as mais especializadas em servir necessidades dos nichos. Com um grande consumo de conteúdos nessas plataformas, os negócios têm uma oportunidade de ouro. Estar fora dessa corrida não é uma hipótese. A questão é saber ganhá-la.

(MARQUES, Vasco. 2020.)

De acordo com as estratégias de comunicação nas redes sociais, trata-se de uma abordagem EQUIVOCADA no uso das redes sociais para o jornalismo digital:

Considerando a produção jornalística para TV e vídeo, bem como os aspectos específicos da linguagem audiovisual, NÃO representa uma prática técnica ou estilística correta:

O jornalista assessoria de imprensa de determinada Câmara Municipal precisa redigir uma matéria sobre a sessão plenária onde foi aprovado um projeto de lei polêmico acerca da regulamentação do comércio ambulante. Considerando os princípios fundamentais da redação jornalística institucional, bem como o contexto legislativo, assinale a alternativa que apresenta a correta orientação para a construção desse texto.

Em uma sessão ordinária de determinada Câmara Municipal, diferentes veículos de comunicação enviaram repórteres para realizar a cobertura jornalística do evento. Um dos jornalistas produziu sua reportagem com o presidente da Casa, destacando aspectos mais visíveis de sua atuação durante a sessão e a entrevista. Do ponto de vista dos objetivos da entrevista, essa abordagem específica é caracterizada como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis