Listagem de Questões Concurso ANAC
A propaganda é usada em diversos setores das Relações Públicas. O item que não pertence aos usos da propaganda como instrumento de RP é:
servir os consumidores mediante informações úteis;
aumentar de forma imediata os níveis de consumo;
prestar serviço público;
dissipar falsas impressões e corrigir concepções errôneas;
informar os empregados e obter sua cooperação.
O house organ, ao contrário dos meios massivos, é produzido a partir das informações do assessorado e desempenha funções específicas na estratégia de comunicação de uma empresa. Com relação às características do house organ, é correto afirmar:
o house organ deve informar sobre o contexto da organização, abordando seu funcionamento interno, planos de crescimento e posições defendidas interna e externamente;
o house organ deve evitar a postura orientadora, abstendose de fornecer dicas de segurança, higiene ou orientação profissional. Esse tipo de postura tem alto índice de rejeição entre os funcionários;
o house organ deve evitar matérias sobre determinado departamento ou funcionário em especial. Essa política gera descontentamento e competitividade entre os funcionários;
o house organ deve privilegiar os aspectos institucionais da publicação, abandonando os critérios jornalísticos no tratamento da informação;
o house organ, sendo financiado pelo assessorado, deve registrar apenas fatos importantes para empresa.
O professor Juarez Bahia apresenta cinco itens básicos para se estabelecer uma estratégia de informação para empresa: comunicação interna, comunicação externa, assessorias e porta voz, informação e publicidade e os meio de divulgação. Com relação à assessoria e ao porta-voz, podemos afirmar que:
o porta-voz jamais deve pressionar diretamente os veículos a publicar ou deixar de publicar uma informação. Esse é o trabalho da assessoria;
o uso do porta-voz, embora estimulado pelas assessorias, só é possível em empresas do setor privado;
uma assessoria de comunicação tem como tarefa orientar a empresa sobre o que convém e o que não convém informar;
o porta-voz deve sempre ser um agente externo à organização porque isso aumentará sua credibilidade em relação aos veículos e à própria empresa;
assessoria e porta-voz trabalham de maneira separada; enquanto a primeira dedica-se à comunicação interna, o segundo cuida da comunicação externa.
Segundo o Código de Ética dos profissionais de Relações Públicas, é vedado ao profissional de RP:
praticar Lobby, mesmo que atenha-se às áreas de sua competência e obedeça às normas que regem a matéria;
colaborar com os cursos de formação de profissionais em Relações Públicas, o que só será permitido para portadores do título de doutor;
divulgar informações verídicas da organização que representa;
escusar-se de funcionar em perícia que escape a sua competência, podendo negar essa tarefa apenas quando um colega for parte envolvida na questão;
utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos.
Henri Cartier Bresson é considerado o "pai do fotojornalismo moderno" e inspirou gerações de fotojornalistas em todo o mundo. Ele propôs para o fotojornalismo o conceito de:
proximidade: se a fotografia não está boa é porque o fotógrafo não se aproximou da ação;
independência textual: uma foto vale por mil palavras;
fotografia engajada: o fotojornalismo deve funcionar sempre como denúncia, visto que uma foto tem a capacidade de modificar a visão das pessoas;
momento decisivo: o fotojornalista deve, simultaneamente e numa mesma fração de segundo, reconhecer o fato em si e organizar rigorosamente as formas visuais percebidas para expressar o seu significado;
fenômeno fotográfico: o fotojornalista deve sempre vivenciar o cotidiano de quem vai retratar e decidir, junto ao fotografado, qual a melhor maneira de fazer a foto.
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