Listagem de Questões Concurso ANAC
Entre as principais diferenças entre o texto jornalístico elaborado para mídia impressa e o texto para TV é que o segundo é um texto escrito para ser falado. Com base nessa afirmação identifique a opção que trata das características do texto preparado especialmente para TV:
sempre que possível, o redator deve priorizar as frases longas, com a pontuação correta para que o apresentador possa imprimir dramaticidade ao texto;
como maneira de otimizar o tempo é aconselhável usar frases intercaladas, sempre entre vírgulas, para dar ritmo ao texto;
as rimas sempre funcionam bem no texto televisivo, por isso é aconselhável usar sinônimos que possam trazer essa característica para o texto;
o texto televisivo deve descrever minuciosamente a imagem, para isso o vocabulário utilizado deve ser técnico e preciso;
frases curtas, com pontuação correta e sem cacófatos são características do texto televisivo, que precisa ser entendido de forma instantânea pelo telespectador.
O planejamento constitui uma das funções das Relações Públicas e segue um conjunto de etapas que vai do diagnóstico (pesquisa) até o controle e avaliação dos resultados de uma ação de comunicação. Para J.B. Pinho, o tipo de pesquisa que não está incluído na fase de diagnóstico é:
a pesquisa bibliográfica;
o survey;
a pesquisa administrativa ou institucional;
a pesquisa de opinião pública;
Em termos de estratégia de divulgação, cada meio de comunicação tem características preponderantes. Identifique a afirmação correta.
o jornal é o meio que apresenta maior segmentação de públicos, enquanto o rádio é o campeão de credibilidade;
a televisão é um poderoso formador de opinião, enquanto as revistas são o meio de maior abrangência em termos de público;
jornais e revistas atingem o mesmo público e, o mesmo acontece com rádio e televisão;
o cinema juntamente com o rádio são as mídias mais seletivas, atingindo unicamente as classes A e B;
a televisão possui grande impacto e cobertura, tanto em termos geográficos como em população, mas as inserções são mais caras se comparadas em termos absolutos com a dos outros meios de comunicação.
O Capítulo V da Constituição Federal, que trata da Comunicação Social, estabelece que:
os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio;
a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão a nacionalização de toda produção cultural, artística e jornalística;
a propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias será alvo de restrições legais e sempre conterá advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso;
a publicação de veículo impresso de comunicação depende de licença de autoridade;
a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão unicamente a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.
As Assessorias de Comunicação Social coordenam atividades de comunicação social que englobam iniciativas nas áreas de Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo. Para Luiz Artur Ferrareto, a ação que não está a cargo de um profissional de RP, é:
organização de eventos;
realização de pesquisa para conhecer hábitos, atitudes e opiniões dos públicos;
escolher os veículos mais adequados para difusão de campanhas promocionais;
participar na definição de estratégias globais de comunicação;
criar, planejar e executar programas de integração externa e interna.
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