Listagem de Questões Concurso ABDI
Leia o texto:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 4, 5 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
Assinale a alternativa que melhor traduz avaliação ao longo da história da prática pedagógica.
inclusão, cobrança, capacitação
seleção, verificação, transmissão
comparação, exclusão, mediação
cobrança, seleção, hierarquização
“saber de cor”, hierarquização, processo
Sobre o ensino da língua, é correto afirmar.
O ensino da gramática normativa busca capacitar o usuário da língua a empregá-la adequadamente nas diversas situações de comunicação.
O ensino da variedade padrão ou formal da língua leva à competência comunicativa para a pluralidade de discursos.
Segundo a gramática normativa, não há erro linguístico e sim inadequação da variedade padrão.
O ensino da língua materna justifica-se prioritariamente pelo objetivo de desenvolver a competência comunicativa.
No ensino da língua materna, deve-se considerar a gramática descritiva, ou seja, o conjunto de regras que é dominado pelos falantes e que lhes permite o uso normal da língua.
Segundo a Política de Educação Especial de Santa Catarina, a Educação Especial deve ser entendida como:
Processo multidisciplinar que se ocupa com excelência do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escola para surdos, escola para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental.
Processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades, objetivando sua inclusão mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.
Processo evolutivo-comportamental definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especializados que visam garantir e promover as potencialidades dos alunos que apresentam NEE (Necessidades Educacionais Especiais) em educação básica.
Processo neuro-psicopedagógico adaptado às diferenças individuais, permitindo ações integradas entre a Educação Especial e o Ensino Regular, possibilitando a detecção e o acompanhamento das exigências escolares.
Processo que tem o objetivo de restaurar o direito à educação, negado a jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.
Assinale a alternativa que melhor conceitua metodologia de trabalho voltada à língua portuguesa.
São objetivos educacionais abstratos, isso porque referem-se a mudanças de comportamento no uso adequado da língua materna.
É a interação entre professor e conhecimento e as relações decorrentes desse convívio, dentro da sala de aula em que se constroem discursos paralelos.
A metodologia de trabalho deve, em primeira instância, ser entendida como orientação pedagógica geral para o processamento de uma prática congruente, não dissociada daqueles princípios que regem a concepção de linguagem assumida, com todas as suas implicações.
É um processo que estimula o repensar a formação docente ou a capacitação daqueles professores de português que já exercem suas funções.
É a ferramenta de que se vale o educador para formar seres humanos, capazes de refletir criticamente sobre o contexto em que vivem.
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