Listagem de Questões Concurso ABDI
A Educação Infantil deve pautar-se pela indissociabilidade entre:
cuidado e a educação.
cuidado e escolarização.
aprendizado e socialização.
pensamento e linguagem.
direitos e deveres.
O encaminhamento das pessoas a serem atendidas pelos Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) e Serviço de Atendimento Especializado (SAESP) deverá:
ser realizado pela equipe diagnóstica da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por equipes indicadas por esta, fundamentado nos documentos das diretrizes de cada um dos Serviços.
ser realizado pela equipe do departamento técnico da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por profissionais ligados à saúde.
ser desenvolvido pelos próprios professores das crianças que necessitarem de atendimento especializado.
ser realizado pelo diretor geral da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ou por familiares, nos documentos das diretrizes de cada um dos Serviços.
ser realizado pelas próprias crianças e jovens que sentirem necessidade de um atendimento mais individualizado, com vistas a um melhor desempenho escolar.
De acordo com os princípios estabelecidos na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina:
1. A construção de uma sociedade inclusiva é um processo que envolve todos os segmentos sociais.
2. A família é a segunda instância socializadora da criança enquanto que a escola, como primeira, é a mediadora na apropriação de conhecimentos científicos.
3. Em uma sociedade inclusiva, a diversidade é atributo essencial para o desenvolvimento humano.
4. O respeito à cidadania e à dignidade está expresso em determinações legais embora tenham objetivos de alcance utópicos.
5. A escola inclusiva precisa letrar e alfabetizar mesmo que em instâncias socializadoras distintas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
O processo de inclusão das pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades deve ser compreendido como compromisso de toda a sociedade. É necessário o compartilhamento de responsabilidades entre todas as organizações governamentais e não- -governamentais que atuam na área afim. Na esfera pública, temos as seguintes Secretarias de Estado:
1. Secretaria de Estado da Saúde
2. Secretaria de Estado da Infrarstrutura
3. Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação Identifique abaixo a quais secretarias referem-se as atribuições citadas, enumerando-as conforme disposição acima.
( ) Formular e coordenar políticas quanto à prevenção de deficiências, quanto ao processo habilitatório/reabilitatório e na disponibilização de ajudas técnicas.
( ) Formular e coordenar políticas de atendimento às pessoas com deficiência e autismo em situação de vulnerabilidade social e com vínculos familiares fragilizados, por meio de implantação e implementação de casas-lar e de atendimento em centro de convivências.
( ) Formular e coordenar políticas, para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 – 2 – 3
1 – 3 – 2
2 – 3 – 1
3 – 1 – 2
3 – 2 – 1
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o papel social e político da educação infantil.
( ) As instituições de Educação Infantil constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.
( ) As instituições de Educação Infantil devem ser reguladas e supervisionadas por órgão competente do sistema de ensino e submetidas a controle social.
( ) É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
( ) É dever da família garantir a oferta de Educação Infantil de qualidade para seus filhos.
V – V – V – F
V – V – F – V
V – F – V – V
F – F – V – F
F – F – F – F
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