Listagem de Questões sobre Geral
Em um sistema de produção de bovinos que contempla as etapas de reprodução e criação de animais para o abate, é necessário avaliar alguns aspectos importantes, como manejo, volume de produção, insumos necessários, qualidade do produto final e viabilidade econômica. Acerca desse assunto, julgue os itens de 110 a 114.
Em alguns sistemas produtivos que utilizam pouca tecnologia, observam-se baixos índices zootécnicos em decorrência de fatores como a estacionalidade da produção de forragens, a baixa qualidade genética do rebanho e a falta de controle sanitário ou a adoção de um controle sanitário inadequado do rebanho.
Após o abate do animal, a carne produzida não deve apresentar gordura intramuscular (marmoreio), pois isso resulta em uma carne dura e pouco saborosa, que é, rejeitada pelo mercado consumidor.
A avaliação de um reprodutor deve ser feita utilizando-se o teste de progênie, que, apesar de ser um dos mais caros, pois exige grande número de progênies de um mesmo touro e que suas filhas estejam em produção em diferentes condições de manejo, apresenta maior precisão que os métodos mais simples, nos quais o indivíduo é avaliado pelo seu próprio mérito.
A produção de silagem é uma das técnicas de conservação de volumoso obtida por meio de uma fermentação anaeróbica do material ensilado e conseqüente redução do pH. Nas condições ideais, esse material preserva seu valor nutricional durante meses até a abertura do silo.
A redução do custo da alimentação dos animais para o abate pode ser obtida utilizando-se um concentrado composto por uréia, como fonte de nitrogênio não protéico, grão de soja integral, farelo de algodão, grãos de milho e sorgo e sal.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}