Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2017

Sobre o sistema brasileiro de acreditação hospitalar reconhecido pela ANVISA em 2002, analise as afirmativas a seguir, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A acreditação hospitalar possibilita a formação da base de conhecimento sobre os procedimentos hospitalares, haja vista que o processo de acreditação exige a documentação do hospital por escrito e o estabelecimento de indicadores para avaliação do desempenho das organizações.

( ) Cabe à Organização Nacional de Acreditação (ONA) a responsabilidade pela realização da acreditação propriamente dita dentro dos hospitais.

( ) O certificado de acreditação pleno (nível 2) emitido pela ONA diz respeito à segurança (estrutura) e indica que a organização conta com instalações adequadas para a atenção e o cuidado aos pacientes.

( ) O processo de acreditação exige que as avaliações sejam globais, envolvendo todas as áreas do hospital, o que impossibilita a implementação do processo por subáreas, e demanda a postura das diferentes comissões multiprofissionais e intersetoriais atuantes no hospital.

Assinale a sequência CORRETA.

Sobre as formas de conduzir o relacionamento com os clientes de organizações hospitalares, assinale a alternativa INCORRETA.

Analise as seguintes afirmativas sobre o prontuário médico no contexto da responsabilidade ética do hospital.

I. Por ser de caráter privado e por conter dados relativos à pessoa enferma, o prontuário médico está sujeito ao sigilo profissional, e quem o ler ou tomar conhecimento de seu conteúdo fica sujeito a esta obrigação.

II. O prontuário médico é de reconhecida propriedade, por um lado, da pessoa cujos dados ele contém, e, por outro lado, do(s) médico(s) cujos conhecimentos, análises, decisões, ordens e informes permanecem registrados em suas páginas.

III. A pessoa enferma pode autorizar o acesso ao seu prontuário de pessoas que desejem consultá-lo por motivos lícitos, como no caso frequente de funcionários de empresas que vendem seguro de vida ou seguros-saúde; somente o cidadão afetado pode permitir tais consultas, mediante documento privado, porém, explícito, de autorização.

Estão corretas as afirmativas:

Os eventos-sentinela (ES) são aqueles produzidos habitualmente por erros e que, com frequência, produzem consequências graves para o paciente; quanto aos incidentes (I), estes são erros graves, porém não chegam a produzir dano ao paciente porque antes de produzirem são detectados.

Assinale a alternativa que descreve corretamente três exemplos de incidentes.

Sobre sistemas de informação hospitalar, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os usos (considerados como processos de decisão inerentes à operação da instituição) aos respectivos conteúdos.

COLUNA I

1. Análise da situação da saúde do indivíduo e da comunidade

2. Identificação e medição de riscos

3. Identificação de tecnologias: alocação e utilização de recursos

4. Programação da atenção ao usuário

5. Prestação de serviços ao usuário

COLUNA II

( ) Problemas prioritários; modelos e normas de atenção; grupos humanos prioritários; restante da demanda.

( ) Recursos humanos; recursos financeiros; recursos físicos.

( ) Morbidade e mortalidade.

( ) Critérios técnicos de atenção; resultados de exames (laboratório, radiologia, etc.); referência.

( ) Condições ambientais e biossociais; grupos vulneráveis; estilo de vida (hábitos, outros).

Assinale a sequência CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis