Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2005

O gestor do sistema de saúde municipal tem, por diretriz constitucional, importante papel na viabilização das políticas de saúde para a sua comunidade. Qual das seguintes alternativas é incorreta em relação à sua responsabilidade de gestão?

Uma equipe de saúde da família atuando em uma comunidade de município do interior do Estado, constatando a alta prevalência de subnutrição infantil em sua área de abrangência, organizou sua agenda de trabalho destinando quatro turnos da semana para o atendimento prioritário de crianças e gestantes identificadas com essa condição clínica. Atuando desta forma, que princípio da atenção básica à saúde está sendo privilegiado pela equipe?

Um paciente de 65 anos sofre um acidente vascular cerebral e é encaminhado a uma unidade hospitalar de referencia terciária na região onde mora, em uma grande capital Brasileira. Seus familiares são informados, à porta do setor de emergência, que não há leito disponível de UTI, e que, enquanto aguarda disponibilidade, o paciente terá de permanecer no setor de pronto-atendimento. Qual o princípio fundamental do Sistema Único de Saúde Brasileiro que está sendo ameaçado no caso em questão?

Considerando que a OMS recomenda que os bebês recebam exclusivamente leite materno durante os primeiros quatro a seis meses de vida, julgue os próximos itens.

A IgA secretória, principal imunoglobulina presente no leite materno, que corresponde a 10% da proteína do leite, impede a aderência de vários microrganismos na superfície do intestino dos recém-nascidos, além de agir contra vários agentes infecciosos, como os rotavírus, o vírus sincicial respiratório, a Escherichia coli e o Vibrio cholerae, entre outros.

Acerca do uso do álcool e de suas conseqüências para a sociedade, julgue os próximos itens.

Crianças cujas mães tenham ingerido álcool durante a gestação podem manifestar a síndrome alcoólica fetal, cujas características clínicas básicas incluem alterações faciais, microcefalia, retardo de crescimento, retardo mental e comportamento anormal, como hiperatividade, ansiedade e nervosismo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis