Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2005

De acordo com o Scientific Group on Research in Health Education (Grupo Científico para Pesquisa em Educação em Saúde), vinculado à OMS, “os objetivos da educação em saúde incluem o desenvolvimento, nas pessoas, do senso de responsabilidade pela saúde própria, e também da comunidade à qual pertençam, e da capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva”. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

O emprego da teoria da informação na educação sanitária vem-se resumindo às práticas de aperfeiçoamento da mentalidade passiva e consumidora de bens, serviços, imagens ou modelos. A mensagem não alimenta no receptor a capacidade de crítica e de escolha, já que, em situações de normalidade social, o indivíduo prefere receber mensagens que ratifiquem suas crenças anteriores. Dessa forma, a informação de saúde a ser transmitida à população deve estar alicerçada em bases epidemiológicas sólidas e critérios técnicos consistentes.

A vigilância epidemiológica representa uma das formas mais clássicas de aplicação prática da epidemiologia. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Atualmente considera-se vigilância epidemiológica como um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde.

Considere que determinado hospital possui 90 leitos, que no último mês de março registrou 270 saídas hospitalares, incluindo 10 óbitos, e que o tempo médio de permanência dos pacientes foi de 3,5 dias. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Caso o diretor do hospital necessite apresentar ao secretário municipal de saúde a concentração de consultas no ambulatório, independentemente dos diagnósticos ou das causas dessas consultas, é correto obter esse parâmetro dividindo-se o número total de consultas realizadas nesse local pelo total de indivíduos atendidos no ambulatório.

Considere que determinado hospital possui 90 leitos, que no último mês de março registrou 270 saídas hospitalares, incluindo 10 óbitos, e que o tempo médio de permanência dos pacientes foi de 3,5 dias. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Os dados fornecidos permitem concluir que a taxa de ocupação desse hospital no último mês de março foi inferior a 50% dos leitos.

Considerando conceitos relacionados ao controle de doenças, julgue os seguintes itens.

A taxa de prevalência de uma dada doença relaciona os casos conhecidos dessa doença ocorridos no ano e a população exposta ao respectivo risco, enquanto a taxa de incidência relaciona os casos novos e a população total exposta ao risco.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis