Questões de Veterinária da FURB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária da FURB

O controle de pragas corresponde a todas as medidas necessárias para evitar a presença de insetos, roedores e pássaros no local de produção de alimentos. O controle deve ser realizado nas áreas interna e externa da agroindústria, como parte das orientações preventivas em relação à presença de pragas no estabelecimento:
Fonte: Machado, Roberto Luiz Pires. Boas práticas de fabricação (BPF) /Roberto Luiz Pires Machado, André de Souza Dutra, Mauro SergioVianello Pinto. - Rio de Janeiro : Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2015.

Para o estudo da anatomia da reprodução de fêmeas bovinas, é necessário o conhecimento dos eventos que ocorrem a partir do momento da fecundação e culminam com a aquisição de completa capacidade reprodutiva pela fêmea, bem como das partes que constituem o aparelho reprodutor e suas particularidades. Sobre as tubas uterinas em bovinos, é correto afirmar que:

Assim como nós, os animais têm três tipos de costelas: Costelas esternais ou verdadeiras, Costelas asternais ou falsas e Costelas flutuantes. As costelas esternais também são chamadas de costelas verdadeiras, pois:

Os quirópteros apresentam características que contribuem para um eficiente papel nas diversas zoonoses. Quarenta espécies de Emballonuridae, Molossidae, Mormoopidae, Noctilionidae, Phyllostomidae, Thyropteridae e Vespertilionidae estão envolvidas em zoonoses causadas por protozoários, principalmente a doença de Chagas e as leishmanioses. Nas zoonoses causadas por vírus, sendo a raiva a mais importante, 43 espécies de Phyllostomidae, Molossidae e Vespertilionidae foram reportadas. Nas zoonoses causadas por bactérias, 13 espécies de Phyllostomidae, Molossidae e Vespertilionidae estão envolvidas, sendo Rickettsia ricketsii, causadora da febre maculosa, encontrada em 10 espécies. Dez espécies de Phyllostomidae e Molossidae apresentaram registros de infecção por fungos, incluindo o Histoplasma capsulatum, causador da histoplasmose. Das nove famílias de Chiroptera encontradas no Brasil, sete apresentaram espécies envolvidas em zoonoses, com Phyllostomidae e Molossidae apresentando relação com várias zoonoses. Artibeus lituratus, Desmodus rotundus e Molossus molossus são as espécies com maior número de casos positivos para agentes etiológicos. Essas espécies apresentam ampla distribuição neotropical, sendo geralmente abundantes e comuns em áreas urbanas, fatores que, somados às características da biologia e ecologia dos quirópteros, contribuem significativamente no ciclo de importantes zoonoses (Corrêa et.al., 2013).
A raiva, causada pelos vírus do gênero Lyssavirus, é a doença mais conhecida transmitida pelos morcegos. Essa doença:

O DIACETURATO DIMINAZENO/ DIAZOAMINODIBENZAMIDINA: (Babecid ®Cães, Ganaseg ®, Pirofort ®,Plasmothal® ,Tristec ®) é um quimioterápico babesicida e tripanossomicida. Eficaz contra Babesia bigemina, B. argentina, B. bovis, Trypanosoma congolense e T. vivax. Foi relatada também alguma atividade contra o Anaplasma marginale, mas em dosagem substancialmente maior do que a utilizada para tratar infecções causadas por Trypanosoma ou Babesia . Ele pode ser utilizado quais espécies, podendo apresentar os seguintes efeitos adversos?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis