Questões de Veterinária da FURB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária da FURB

Os eventos envolvidos durante o ciclo estral são controlados pelos hormônios produzidos pelo hipotálamo, pela hipófise anterior e pelos ovários, por meio do eixo hipotálamo-hipófise-ovários. O hipotálamo produz o GnRH (Hormônio Liberador de Gonadotrofinas), a hipófise anterior produz as gonadotrofinas: FSH (Hormônio Folículo Estimulante) e LH (Hormônio Luteinizante), e os ovários produzem os esteróides: estradiol e progesterona.
O hormônio que é secretado pelas células luteínicas do corpo lúteo e que atua no endométrio, assegurando a implantação do embrião, a manutenção da gestação e contribui para o desenvolvimento da glândula mamária e em altos níveis inibem o cio é o (a): 

No Brasil, há um Sistema Nacional de Informação Zoosanitária (SIZ) que traz informações sobre a lista de doenças de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial. Dentre as doenças erradicadas ou nunca registradas no País, que requerem notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial, está a:

O DIETILESTILBESTROL é um estrogênio sintético, que inibe a secreção do hormônio luteinizante pela hipófise, levando a uma diminuição das concentrações de testosterona. É um antineoplásico de uso oral ou injetável que destrói as células cancerígenas, inibindo o crescimento de tumores e também a secreção do LH. Sabendo disso, clinicamente, seria possível e recomendado o seu uso em um cão que apresente:

Plantas tóxicas, quando ingeridas pelos animais, sob condições naturais, causam danos à saúde ou mesmo a morte. No Brasil, foram identificadas 130 espécies de plantas tóxicas e, algumas vezes, registros de mortes em rebanhos bovinos são atribuídos, erroneamente, à ocorrência de doenças ou à picadas de serpentes, quando a causa real foi a ingestão de plantas tóxicas (Embrapa, 2018).
O cafezinho (Palicourea marcgravii ) é uma das plantas tóxicas mais perigosas do Brasil. As folhas e frutos são tóxicos, tanto verdes quanto secos. Os frutos são muito mais tóxicos que as folhas. Para bovinos, a dose letal das folhas frescas é de 0,6 g/kg de peso vivo (Tokarnia et al., 2012). Os sinais clínicos frequentes são: 

A SULFADIAZINA é utilizada no tratamento de infecções por bactérias Gram-negativas, Gram-positivas e alguns protozoários. O efeito das sulfas é potencializado pela trimetoprima. É comum resistência bacteriana quando utilizada isoladamente a sulfa. A Sulfadiazina, quanto ao grupo farmacológico, é considerada: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis