Questões sobre Defesa Sanitária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Defesa Sanitária

Segundo o Ministério de Agricultura e Pecuária, os médicos veterinários, técnicos, proprietários, produtores, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animal de produção devem notificar obrigatóriamente certas doenças. No contexto das doenças de notificação obrigatória em animais de produção, é CORRETO afirmar que:

Em conformidade com o Decreto nº 5.741/2006 − Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, com relação às responsabilidades da Instância Central e Superior, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Organizar, conduzir, elaborar e homologar análise de risco de pragas e doenças para importação e exportação de produtos e matérias-primas.

( ) Participar no desenvolvimento de padrões internacionais relacionados ao requerimento sanitário e fitossanitário, e à análise de risco para pragas e doenças.

( ) Gerenciar, compilar e sistematizar informações de risco associado às pragas e doenças.

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) foi instituído no Brasil pela Instrução Normativa Ministerial nº 02/2001 e regulamentado pela Instrução Normativa SDA nº 10/2017 com o objetivo de reduzir os impactos negativos dessas zoonoses na saúde humana e animal. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA.

O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) estabelece suas ações visando ao efetivo controle da ocorrência da raiva dos herbívoros no Brasil, e não à convivência com a doença. Esse objetivo é alcançado por meio da vacinação estratégica de espécies suscetíveis e do controle populacional de seu principal transmissor, o Desmodus rotundus, associado a outras medidas profiláticas e de vigilância. Considerando-se o PNCRH, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. 

(1) Educação sanitária e divulgação das ações preventiva.
(2) Estratégia do programa.
(3) Controle dos transmissores.

( ) É fundamentada principalmente na vigilância epidemiológica e na orientação da vacinação dos herbívoros domésticos.
( ) É a promoção da saúde animal, humana e do meio ambiente a partir da conscientização e do consequente comprometimento de todos os segmentos da cadeia produtiva e da sociedade em geral.
( ) O método dependerá da espécie animal envolvida, da topografia e de eventuais restrições legais (áreas de proteção ambiental, reservas indígenas e outras). Os métodos devem ser seletivos e executados corretamente, de tal forma a atingir unicamente morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus.
( ) É fundamentada principalmente no controle de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus, sempre que houver risco de transmissão da raiva aos herbívoros; Educação em Saúde.

Uma equipe de controle de zoonoses foi acionada para intervir em um prédio público onde há uma infestação de pombos, com frequente presença nas janelas e telhado. Moradores relataram problemas respiratórios após a limpeza de fezes secas acumuladas no local.
Considerando os riscos à saúde humana associados à presença de pombos, qual a medida prioritária que a equipe deve adotar para reduzir o risco de transmissão de doenças?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis