Questões de Veterinária do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária do ano 2013

Sobre brucelose e tuberculose bovinas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A brucelose bovina pode resultar na diminuição da fertilidade dos animais, além de gerar redução na produtividade leiteira.

( ) O tratamento da brucelose é uma prática aconselhável desde que realizado um antibiograma para a escolha do antimicrobiano apropriado.

( ) Com relação às vacinas disponíveis para a prevenção da brucelose, a RB51 é produzida a partir de uma linhagem mutante que induz boa proteção contra o aborto e não resulta em resposta sorológica detectável nos testes utilizados pelos programas convencionais de vigilância para brucelose.

( ) A virulência do Mycobacterium bovis, agente causador da tuberculose bovina, relaciona-se com a sua capacidade de sobreviver e multiplicar-se dentro dos macrófagos do hospedeiro.

( ) O teste da tuberculina é baseado na reação de hipersensibilidade do tipo retardado à tuberculoproteína microbacteriana e a reatividade em bovinos já é detectável a partir de poucas horas após a ocorrência da infecção nos animais.

( ) O controle da tuberculose é feito por meio de vacinas com cepas atenuadas.

A sequência está correta em

Em relação à doença conhecida como febre aftosa e o seu agente causador, é INCORRETO afirmar que

Os valores referentes à contagem de reticulócitos e a hiperbilirrubinemia indicam que o animal apresenta anemia regenerativa, compatível com a babesiose, devendo ser tratado com dipropionato de imidocarb e transfusão sanguínea.

A intensa aglutinação, a esferocitose e os demais parâmetros clinicopatológicos observados permitem concluir que o animal apresenta anemia hemolítica imunomediada arregenerativa, consistindo o tratamento dessa enfermidade na transfusão, em caso de risco de óbito do animal por hipóxia tecidual, e na prescrição de prednisona em dose imunossupressora, para prevenção da hemólise, e de heparina, para prevenção da tromboembolia.

Acerca das afecções intestinais em equinos, julgue os itens subsequentes.

Equinos que já foram submetidos a procedimentos cirúrgicos apresentam menor propensão à cólica, em consequência das aderências causadas pela cirurgia, que evitam a rotação do cólon, ao passo que animais que já apresentaram episódios anteriores de cólica têm de quatro a cinco vezes mais chances de recidivas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis