Listagem de Questões sobre Geral
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A comunicação com vocês, os turistas, é uma questão e tanto. Quando chegam à nossa ilha, ficam entre si e não tentam estabelecer relações conosco. Bem, relações talvez fosse exigir muito. Bastariam algumas palavras para que nos tornássemos amigos ? e amizade não é o que procura a maioria das pessoas? Para ter amigos, devemos falar com os outros, mas parece que vocês não têm essa necessidade (KRIPPENDORF, 2001).
A partir da análise do texto acima, é correto afirmar:
O turista deve visitar o atrativo e manter-se afastado da comunidade.
O silêncio do turista é primordial para garantir o desenvolvimento do turismo.
As relações estabelecidas entre turistas e comunidade são importantes para a vivência e troca de experiências.
O turista não deve vivenciar a cultura local.
Segundo Veblen (1974), a ociosidade nega o trabalho, o lazer o supõe. O lazer beneficiou-se, basicamente, da redução da jornada de trabalho. E é neste sentido que se diz que o lazer é um produto do trabalho. Mas, em menor grau, beneficia-se, também, da redução de tempo gasto com outras obrigações cotidianas e mesmo de algumas necessidades prementes, como o sono e a alimentação.
A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre lazer, é correto afirmar:
As características das atividades de lazer são a escolha pessoal, gratuidade, prazer e a liberação.
Lazer e trabalho se confundem no cotidiano.
O turismo não é uma atividade de lazer.
O tempo de lazer e ócio possui as mesmas características.
A profissão do Turismólogo não é regulamentada, mas há mais de vinte anos vem-se pleiteando essa conquista. Entretanto, em 1991, o Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR institui a Deliberação Normativa N. 390, de 28 de maio, que se configura um importante instrumento legal para a atuação deste profissional. A partir desta Deliberação Normativa é correto afirmar:
I. Os projetos de empreendimentos turísticos encaminhados a esta autarquia, para fins de financiamento ou incentivo por parte do Estado, através de recursos do FUNGETUR, somente serão autorizados quando acompanhados de parecer técnico emitido por profissional egresso de cursos superiores de Bacharel em Turismo.
II. As cartas-consulta e os projetos de empreendimentos turísticos, situados na área de atuação da SUDAM e da SUDENE, deverão ser acompanhados de parecer técnico, emitido por profissional egresso de cursos superiores de Bacharel em Turismo.
III. Os pedidos de apoio institucional ou financeiro, oriundos de estados e de municípios turísticos ou de potencial turístico, assim definidos por deliberação específica, terão prioridade de análise e atendimento, quando tiverem como interlocutor profissional egresso de cursos superiores de Bacharel em Turismo.
IV. Recomendar às Prefeituras Municipais que indiquem para ocupar cargos em comissão das áreas de turismo, profissionais egressos de cursos superiores de Bacharel em Turismo.
V. Os Planos de Desenvolvimento do Turismo de municípios turísticos devem ser elaborados e executados por equipe multidisciplinar, com a participação direta do Bacharel em Turismo.
O correto está somente em:
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
I, II, III e V.
IV.
O Ministério das Relações Exteriores é o órgão responsável em estabelecer prazo de validade do visto de turista no país. Considerando os critérios de reciprocidade, poderá proporcionar múltiplas entradas em um limite máximo. Entretanto, a permanência do turista será de um menor período. Esses prazos são, respectivamente
Sete anos e dois meses.
Cinco anos e noventa dias.
Quatro anos e cinco meses.
Nove anos e três dias.
Em razão da necessidade do Brasil se adequar às normas internacionais estabelecidas pela ICAO/ONU e, efetivamente, implementar um documento de viagem mais seguro, que propiciasse ao cidadão brasileiro maior credibilidade internacional, além de modernizar todo o sistema de controle do tráfego internacional no país, foi criado, em 2006, o novo modelo de passaporte que contém mudanças de formato, cor e, principalmente, de segurança, com novas tecnologias que dotarão o documento de maior credibilidade (DPF, 2007).
Com base na atual legislação brasileira, qual o prazo de validade do passaporte brasileiro?
Quinze anos.
Seis meses.
Oito anos.
Cinco anos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}