Listagem de Questões sobre Geral
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O conhecimento das realidades regionais naturais e culturais das diversas destinações turísticas, do ponto de vista sazonal, combinado com o conhecimento do provável comportamento anual da demanda nas áreas emissoras, é uma das chaves da produção e diversificação da oferta dos serviços turísticos. E a ciência que auxilia na explicação das mudanças provocadas pelo turismo nos contextos regionais e locais é a geografia do turismo. Portanto, é correto afirmar:
A observação das áreas emissoras de turistas (áreas de demanda), prescinde do conhecimento detalhado das estruturas e tendências das variáveis demográficas, para o sucesso e sustentabilidade do empreendimento turístico.
Estudando a Amazônia, para o desenvolvimento do turismo, a Geografia pode enfocar as características e tendências demográficas da população visitante (turistas) ou da população residente (local), ou de ambas. Pode, ainda, desenvolver estudos sobre as características e tendências demográficas das regiões emissoras daqueles fluxos turísticos.
Os índices demográfico-geográficos são elementos supérfluos na análise e planejamento do turismo, e para avaliação da capacidade de suporte de um espaço turístico.
A geografia do turismo deixa de lado o estudo das relações entre os assentamentos turísticos e o meio ambiente; as formas, as dinâmicas e as diferenciações das paisagens que se criam pela difusão e desenvolvimento do turismo, assim como as representações que se fazem das paisagens turísticas.
A função da publicidade dentro do marketing é fazer com que se conheçam os produtos e serviços turísticos, difundir uma imagem de marca ou a imagem da empresa, diferenciando-a dos da concorrência para que o receptor da mensagem possa identificá-los. (MONTEJANO, 2001). Com base na figura e no texto, é correto afirmar:
I- A comunicação, enquanto técnica publicitária, é uma informação com características persuasivas.
II- A comunicação publicitária turística está baseada no esquema denominado atenção (A), interesse (I), desejo (D) e ação (A).
III- Os meios de comunicação de massa têm uma considerável importância social, pois recebem e transmitem os valores dominantes.
IV- A comunicação, enquanto técnica publicitária, é uma informação com características dissuasivas.
V- A publicidade é a principal fonte de financiamento dos meios de comunicação de massas.
O correto está somente em:
I, II e III.
II, IV e V.
I e IV.
I, II, III e V.
A cultura tradicional e popular é o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural fundada na tradição, expressadas por um grupo ou por indivíduos e que, reconhecidamente, respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social, as regras e os valores se transmitem oralmente, por imitação ou de outras maneiras. Suas formas compreendem, entre outras, a literatura, a música, a dança, os jogos, a mitologia, os rituais, os costumes, o artesanato, a arquitetura e outras artes. (UNESCO, 1989).
Nesse sentido, é correto afirmar que o trabalho das vendedoras de ervas do Ver-O-Peso é uma tradição que:
deixou de ser patrimônio imaterial, uma vez que seus antepassados não deixaram registrados seus saberes.
deixou de ser patrimônio imaterial, uma vez que os artefatos comercializados já estão registrados.
é patrimônio imaterial, uma vez que os saberes ainda não foram registrados.
é patrimônio imaterial, uma vez que os saberes e fazeres expressam a essência da cultura do povo
O marketing de turismo pode ser definido como um processo administrativo através do qual as empresas e organizações de turismo identificam seus clientes (turistas), reais e potenciais, e com eles se comunicam para conhecerem e influenciarem suas necessidades, desejos e motivações nos planos local, regional, nacional e internacional em que atuam, com o objetivo de formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação ótima da demanda. (BENI, 1998). Em conformidade com o texto, é correto afirmar que o marketing do produto turístico compreende:
Pesquisa de mercado; planejamento do produto; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.
Pesquisa de mercado; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.
Planejamento do produto; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.
Planejamento do produto; pesquisa de mercado; canais de veiculação; publicidade e promoção e preço
A relação turismo e cultura é intrínseca. Desde os primeiros registros de deslocamentos tendo a cultura como motivação principal, em meados do século XVIII, nas viagens denominadas grand tours até a atualidade, as preferências e gostos dos turistas alteraram-se. Foram incorporadas novas formas de ocupação do tempo livre e, especialmente, de relacionamento com a cultura dos visitados, levando à caracterização do segmento denominado turismo cultural. (EMBRATUR, 2005). Sobre o turismo cultural, é correto afirmar:
compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.
está ligado diretamente aos aspectos culturais dos habitantes dos núcleos receptores.
compreende as atividades turísticas relacionadas à valorização e promoção dos bens materiais e imateriais.
compreende as atividades turísticas que dependem de políticas governamentais voltadas à preservação da memória e cultura locais, e que estão voltadas à cultura do outro como maneira de respeitar e reconhecer as diferenças entre os povos.
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