Listagem de Questões sobre Geral
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Segundo Ycarim Melgaço Barbosa (2002, p.33), a atividade turística teve seu desenvolvimento a partir da realização de viagens de estudos. O Grand Tour foi o estopim para o crescimento do setor, em meados dos séculos XVIII e XIX. Considerando tal afirmativa, é correto afirmar:
As viagens de estudos eram prerrogativas de servidores públicos a serviço dos governos, durante os séculos XVIII e XIX, e muito comuns em países da Europa Ocidental.
Thomas Cook, considerado o precursor do turismo moderno, deu início ao ciclo de viagens denominadas Grand Tour, com a primeira excursão em direção à Ásia.
As viagens de estudos, à época denominadas Turísticas, findavam com uma certificação que acrescia status social à juventude aristocrática de então, uma vez que o Grand Tour relacionava o fazer turismo ao desenvolvimento cultural do indivíduo.
O primeiro Grand Tour de que se tem notícia foi feito por um grupo de jovens aristocratas franceses, com o objetivo de obter status social por serem os primeiros a fazer a volta ao mundo com um guia de turismo acompanhante.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No Brasil, a teorometria foi introduzida na década de 1980, mas teve pequena repercussão como área de pesquisa na comunidade acadêmica brasileira. Ainda hoje, são relativamente poucos os estudos teorométricos encontrados no país. A teorometria é considerada uma modalidade da econometria, disciplina desenvolvida no âmbito das Ciências Econômicas. Econometria, segundo sua etimologia, significa "medida econômica". Entretanto, na atualidade, a econometria tem sido considerada algo mais abrangente do que a simples medida. (GUJARATI, 2000, p. XXVI apud SANTOS, 2006).
Com base no texto é correto afirmar:
A utilização de modelos estatísticos no estudo do turismo tem sido denominada teorometria.
A teorometria é utilizada no turismo para explicar as médias aritméticas e geométricas dos gastos dos turistas.
Os modelos teorométricos são divididos em três categorias principais: modelos de séries temporais, modelos causais e modelos assimétricos.
A utilização de modelos estatísticos, no estudo do turismo, tem sido denominada economia.
As dimensões continentais do Brasil, as especificidades regionais, a diversidade cultural em bens materiais e imateriais, a miscigenação do povo, contribuiu para que a formação cultural brasileira seja uma das mais ricas do mundo. Neste sentido, atualmente, percebe-se uma gama de manifestações culturais sendo realizadas, como: festivais de cinema, dança, música, poesia, teatro, gastronômico, entre outros. A celebração destes eventos culturais constitui, portanto, uma estratégia efetiva de diversificação da oferta turística, de modo a captar novos segmentos da procura e/ou renovar o interesse de visitantes já habituais, justificando investimentos públicos e privados, quer na vertente turística quer na vertente cultural. Portanto, é correto afirmar:
I. A organização e planejamento de eventos culturais são insignificantes na diversificação da oferta turística;
II. Para o planejamento e organização de eventos culturais são necessárias alternativas de financiamentos público e privado;
III. Os festivais culturais não são elementos importantes para a organização de eventos culturais;
IV. Para o sucesso destas iniciativas revela-se fundamental a coordenação e colaboração entre os agentes envolvidos, quer públicos, quer privados, sem esquecer o papel dos residentes.
O correto está somente em:
I, II e IV.
II e IV.
I e III
II e III.
O Centro de Convenções e Eventos HANGAR DA AMAZÔNIA será inaugurado em 2007, na cidade de Belém, com a realização do Congresso Brasileiro de Turismo - CBTUR, com a presença das principais autoridades do país, entre elas o Presidente da República, a Governadora do Estado do Pará, Ministro do Turismo, Prefeito de Belém, Presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo/ABBTUR - Nacional, Presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo/ABBTUR - Seção Pará e Presidente da Companhia Paraense de Turismo – PARATUR. Considerando tal acontecimento, o serviço de relações pública e cerimonial do evento deverá organizar a mesa de abertura oficial, na qual estarão sentadas todas as autoridades citadas. Seguindo o protocolo do cerimonial do evento, escolha a opção correta quanto à ordem de chamada das autoridades para compor a mesa de abertura:
Presidente da ABBTUR/Pará; Presidente da República; Prefeito de Belém; Governadora do Estado do Pará; Ministro do Turismo; Presidente da ABBTUR/Nacional e Presidente da PARATUR
Presidente da ABBTUR/Pará; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da PARATUR; Prefeito de Belém; Governadora do Estado do Pará; Ministro do Turismo e Presidente da República.
Presidente da ABBTUR/Pará; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da PARATUR; Prefeito de Belém; Ministro do Turismo; Governadora do Estado do Pará e Presidente da República.
Presidente da PARATUR; Prefeito de Belém; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da ABBTUR/Seção Pará; Governadora do Estado do Pará; Presidente da República; Ministro do Turismo.
O Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará foi criado em 2001 pela Companhia Paraense de Turismo – PARATUR, com objetivo de ordenar as ações de planejamento turístico no estado, considerando as dimensões territoriais do Pará. Assim, seguindo o conceito de pólo turístico, o Pará foi dividido, de acordo com as peculiaridades das microrregiões, em cinco pólos turísticos, que são:
Amazônia, Xingu, Tapajós, Belém e Salgado.
Belém-Costa Atlântica, Pará, Marajó, Xingu e Amazônia.
Belém-Costa Atlântica, Araguaia-Tocantins, Marajó, Xingu e Tapajós.
Mojú, Xingu, Pará, Amazônia e Tapajós.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}