Questões de Terapia Ocupacional da COMPERVE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Terapia Ocupacional da COMPERVE

A terapia ocupacional tem como alvo principal de intervenção a disfunção ocupacional. Essa disfunção é traduzida como uma dificuldade para a realização de atividades rotineiras por alterações físicas, sociais, cognitivas ou outra. Sobre os métodos e as técnicas de avaliação nas áreas de desempenho ocupacional, considere as afirmativas abaixo.

I A medida de independência funcional (MIF) mensura a severidade da incapacidade e os resultados da intervenção da reabilitação em pacientes adultos e em idosos, avaliando a independência para as atividades de vida diária (autocuidado), o controle dos esfíncteres, a mobilidade, a deambulação, a comunicação e as atividades cognitivas de caráter social.

II O terapeuta ocupacional poderá utilizar a escala de KATZ para avaliar as atividades básicas de vida diária.

 III O questionário de avaliação em saúde (Health Assesment Questionnaire) é um instrumento validado no Brasil e desenvolvido para a população infantil, sendo mais indicado para casos em que há comprometimento cognitivo.

IV A avaliação da função escolar (SFA) mensura o perfil funcional de uma criança e informa sobre o desempenho de suas habilidades, a independência ou a quantidade de ajuda fornecida pelo cuidador e as modificações do ambiente doméstico utilizadas em sua rotina diária.

Das afirmativas, estão corretas

A integração sensorial é um processo neurológico que organiza a sensação do nosso corpo e do ambiente, tornando possível a utilização do corpo dentro do contexto ambiental. No que se refere à terapia de integração sensorial, o terapeuta ocupacional deve

As estruturas aplicadas de referência (EAR) são utilizadas para tratar disfunções e são aplicáveis a diferentes condições de saúde e a diferentes aspectos do processo de reabilitação. Sobre as bases teóricas e os principais focos de cada abordagem dessa EAR, é correto afirmar:

O fazer humano, a atividade humana ou a ocupação humana promovem um plano transformador de si e do mundo. Sobre o uso da atividade humana e do raciocínio clínico utilizado pelo terapeuta ocupacional, considere as afirmativas abaixo.

I No processo terapêutico, todo e qualquer quadro patológico deve ser norteador do prognóstico, e a avaliação é considerada um procedimento que identificará as disfunções ocupacionais do cliente.

II No processo avaliativo e no decorrer da intervenção, devem ser identificados os fatores afetivos, psíquicos, motores, cognitivos, sensoperceptivos e socioculturais, como também o lazer, o lúdico e a independência.

 III O aspecto sociocultural está relacionado à aprendizagem e abrange todos os processos mentais que permitem a realização de ações e o comportamento contextualizado.

 IV No aspecto cognitivo, o raciocínio compreende três categorias: o raciocínio analítico, o lógico e o sintético.

V O raciocínio científico abrange a história ocupacional do cliente, como história de vida, de atividades preferidas, de hábitos e de papéis.

Das afirmativas, estão corretas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis