Questões de Terapia Ocupacional da COMPERVE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Terapia Ocupacional da COMPERVE

A lesão medular espinhal (LME) é um evento devastador que afeta ou que interfere em diferentes fases da vida. O tratamento de reabilitação estimula o lesado medular a reaprender e a controlar as funções “perdidas”, conferindo-lhe a maior independência funcional possível, o que o torna capaz de se integrar socialmente. Para tratar pacientes acometidos por lesão medular, o terapeuta ocupacional deve

A paralisia braquial obstétrica é o resultado de uma lesão das fibras nervosas do plexo braquial durante as manobras obstétricas do parto, gerando grande repercussão na funcionalidade do membro superior lesado do recém-nascido. Sobre a intervenção do terapeuta ocupacional na paralisia braquial obstetra (PBO), analise as afirmativas a seguir:

I A imobilização com gesso ou órtese em posição "esgrimista" é ineficaz, pois resulta em rigidez articular e luxação inferior do ombro.

II O membro acometido deve ser posicionado em discreta adução do ombro, permitindo a semiflexão de punho e mantendo os dedos em repouso.

III O tratamento terapêutico deve ter início o mais cedo possível com o posicionamento do membro superior de encontro ao tórax por enfeixamento, gerando repouso na região traumatizada e diminuição do edema.

IV Em crianças com PBO, as dificuldades para alcance, preensão, apoio, transferência e descarga de peso para o lado acometido interferirão nas aquisições motoras e no desempenho funcional.

Das afirmações, estão corretas

O desenvolvimento da criança é um importante determinante de saúde e o tratamento dos atrasos do desenvolvimento estão dentro da área de abrangência da terapia ocupacional Em relação aos atrasos do desenvolvimento da criança, é necessário que o terapeuta ocupacional considere que

O terapeuta ocupacional, quando foca o brincar, considera o papel de brincante e todos os fatores que contribuem para o desenvolvimento integral e saudável do indivíduo. Sobre o brincar na perspectiva do terapeuta ocupacional, analise as afirmativas as abaixo.

I No brincar como predisposição, consideram-se os seguintes fatores: motivação intrínseca, ênfase nos meios, comportamento centralizado no organismo, relação com comportamentos instrumentais, liberdade em relação às regras e envolvimento ativo.

II No brincar como comportamento observável, analisa-se a relação entre o brincar e os papéis que o indivíduo deve desempenhar no futuro, apresentando uma correlação direta com atividades funcionais.

III A teoria do Continuum brincar preconiza a motivação intrínseca, referindo-se à importância do brincar e à influência do brincar no desenvolvimento do indivíduo.

IV O modelo do entretenimento, de Anita Bundy, é baseado no brincar como um conjunto complexo de comportamentos e se caracteriza por um processo dinâmico.

Das afirmativas, estão corretas:

As tecnologias assistivas são normalmente utilizadas por terapeutas ocupacionais com a finalidade de melhorar a capacidade funcional do indivíduo e permitir maior engajamento nas atividades diárias. Essas tecnologias e suas respectivas técnicas são apropriadas para cada comprometimento físico do indivíduo, facilitando o engajamento nas atividades de vida diária. A opção em que há a correta associação entre a disfunção apresentada e a prescrição das tecnologias adequadas é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis