Questões de Sociologia da IF SU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia da IF SU

Ulrich Beck, caracterizando o que chama de “modernidade reflexiva”, discorre acerca do papel desempenhado pela ciência quanto à produção de conhecimentos concernentes aos riscos acarretados por essa forma de modernidade.

Sobre o papel da ciência conforme Beck, analise as afirmativas a seguir:

I. A crescente cientificização ocasionou indistinções entre ciência e política, as quais perpassam todas as esferas da vida social.
II. As contestações à autoridade científica foram decisivas para a sua obsolescência na “modernidade reflexiva”.
III. A racionalidade científica tornou-se imune a críticas, porquanto seja uma forma socialmente legítima de produzir verdades.
IV. Embora cada vez mais necessária, a ciência se torna cada vez menos suficiente para a definição socialmente vinculante de verdade.

Estão corretas apenas as afirmativas 

Leia o fragmento a seguir:
“A sociologia é um campo muito amplo e diverso, e quaisquer generalizações sobre ela são questionáveis. Mas podemos destacar três concepções amplamente defendidas, derivadas em parte do prolongado impacto da teoria social clássica na sociologia, que inibem uma análise satisfatória das instituições modernas”.

(GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Ed. da Unesp, 1991 - p. 15-16.)

Que concepção NÃO faz parte das destacadas por Anthony Giddens?

Leia o fragmento a seguir:

“Mostra-se nesse trabalho como o recurso às queimadas deve parecer aos colonos estabelecidos em mata virgem, de uma tão patente necessidade que não lhes ocorre, sequer, a lembrança de outros métodos de desbravamento. Parece-lhes que a produtividade do solo desbravado e destocado sem auxílio do fogo não é tão grande que compense o trabalho gasto em seu arroteio, tanto mais quanto são quase sempre mínimas as perspectivas de mercado próximo para a madeira cortada”.

(HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Edição comemorativa 70 anos, 2006 - p. 59.)

O autor alude a uma prática recorrente no estabelecimento das áreas rurais do território brasileiro, denominando-a por persistência da lavoura de tipo

A partir de meados da década de 1980, começa a surgir uma nova configuração do espaço rural no Brasil, similar ao que já era observado há algum tempo em nações desenvolvidas.
Essa nova configuração foi descrita por Graziano da Silva (2002) como “Novo Rural”. Ela pode ser sintetizada na seguinte característica

Leia o fragmento abaixo:

Flavia Biroli (2018) mostra que as posições de gênero, em suas conexões com outros eixos das identidades e das opressões, passaram a ser levadas em conta de modo mais sistemático nas pesquisas, no debate internacional e nas Ciências Sociais brasileiras. Ela oferece, pelo menos, duas premissas oriundas do campo das teorias feministas que apontam os limites da democracia formal.
(BIROLI, Flavia. Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018, p. 09 e 10.)

Com base no pensamento de Biroli (2018), avalie as seguintes asserções:

I. A neutralidade das teorias democráticas em relação à divisão público-privado impede uma compreensão ampla das desigualdades de gênero e raça, pois não abarca a dimensão das relações domésticas.

PORQUE

II. A inclusão das experiências cotidianas do mundo privado, condicionadas pela divisão sexual do trabalho, implica um enquadramento limitado dos direitos universais, o que reforça hierarquias sociais e políticas.

Após análise feita, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis