Questões de Sociologia da IF SU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia da IF SU

#Questão 1127374 - Sociologia, Cultura e sociedade, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 10: Sociologia

Leia o trecho abaixo:

“Se _________ é o inventor do conceito científico de cultura, _________ será o primeiro antropólogo a fazer pesquisas in situ para observação direta e prolongada das culturas primitivas. Nesse sentido, ele é o inventor da _____________.”

(CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, Edusc, 1999, p. 39).

As palavras que preenchem corretamente a sentença, completando-a, são: 

Leia o fragmento a seguir:

“Argumento que a divisão sexual do trabalho é um lócus importante da produção do gênero. O fato de ela não incidir igualmente sobre todas as mulheres implica que a produção do gênero que assim se dá é racializada e atende a uma dinâmica de classe”.

(BIROLI, Flávia. Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018 - p. 23.)


Tomando como referência a argumentação da autora, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) As hierarquias de gênero nas sociedades contemporâneas têm na divisão sexual do trabalho uma base fundamental.
( ) A divisão sexual do trabalho modula as trajetórias das mulheres em sociedade, à medida que ativa restrições e desvantagens.
( ) A existência de hierarquias de gênero independe de outros fatores, como posições de raça e classe das mulheres.
( ) A divisão sexual do trabalho não se relaciona com o acesso das mulheres à esfera política.

A sequência correta, de cima para baixo, é 

#Questão 1127373 - Sociologia, Cultura e sociedade, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 10: Sociologia

Leia o texto abaixo:

“O sentimento de uma injustiça coletivamente sofrida provoca nos membros do grupo vítima de uma discriminação um forte sentimento de vinculação à coletividade. Quanto maior for a necessidade da solidariedade de todos na luta pelo reconhecimento, maior será a identificação com a coletividade. O risco é, no entanto, de sair de uma identidade negada ou desacreditada para cair, por sua vez, em uma identidade que seria exclusiva, análoga à identidade dos que pertencem ao grupo dominante, e na qual todo indivíduo considerado como membro do grupo minoritário deveria se reconhecer, sob pena de ser tratado como traidor.”

(CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, Edusc, 1999, p. 191).


Tendo como referência o texto sobre a formação da identidade cultural coletiva, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) A identidade, nesse caso, opera como um sistema de classificação dinâmico e aberto que possibilita o reconhecimento da alteridade.
( ) A identidade pode acentuar os processos de etnização dos grupos subalternos, fazendo com que suas características culturais sejam essencializadas.
( ) A injustiça coletiva tende a enfraquecer os laços de solidariedade dentro de um grupo discriminado.
( ) A identidade pode resultar em um fechamento que reproduz a exclusão anteriormente sofrida, criando uma nova forma de imposição cultural.
( ) A identidade é usada como instrumento de poder e de luta por reconhecimento tanto por parte de grupos subalternizados quanto por parte de grupos hegemônicos.
( ) O pertencimento a uma identidade originária e exclusiva possibilita que as sociedades estabeleçam trocas interculturais baseadas no reconhecimento das diferenças.

A sequência correta, de cima para baixo, é

#Questão 1127376 - Sociologia, Mundo do trabalho, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 10: Sociologia

A importância que a dimensão do trabalho adquiriu no contexto da produção industrial do século XIX e do início do XX, levou os três grandes pensadores clássicos da Sociologia, Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber, a tomarem o trabalho como objeto de estudo, ainda que apresentando abordagens e métodos de análise distintos.
Associe as sentenças contendo diferentes perspectivas sobre o mundo do trabalho aos seus respectivos autores, utilizando o código a seguir: 

I. Karl Marx. II. Emile Durkheim. III. Max Weber.

( ) Quanto mais especializado e dividido é o trabalho, maiores são os laços de dependência e cooperação que se formam entre os indivíduos.
( ) O trabalho assalariado denuncia uma exploração econômica e uma situação alienante em que o indivíduo não se reconhece no seu trabalho mecanizado e repetitivo.
( ) A racionalização do trabalho no capitalismo está intimamente ligada à moral empreendedora e à mentalidade puritana ascética.

A associação correta, de cima para baixo, é 

#Questão 1127377 - Sociologia, Mundo do trabalho, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 10: Sociologia

A especialização do trabalho advinda da Revolução Industrial foi objeto de distintas e, por vezes, divergentes interpretações por parte de autores hoje considerados clássicos da sociologia, a exemplo de Karl Marx e Émile Durkheim.
Conforme Marx e Durkheim, a especialização do trabalho é capaz de promover, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis