Questões de Sociologia da IF SU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia da IF SU

Leia o fragmento a seguir:

“Exatamente porque a expressão ____________ em seu significado oitocentista e hodierno nasceu da contraposição (ignorada pela tradição) entre uma esfera política e uma esfera não política, é mais fácil dela encontrar uma definição negativa do que uma positiva, tanto mais porque nos tratados de direito público e de doutrina geral do Estado (...) nunca está ausente uma definição positiva do Estado: ____________ como conjunto de relações não reguladas pelo Estado, e portanto como tudo aquilo que sobra uma vez bem delimitado a âmbito no qual se exerce o poder estatal”.

(BOBBIO, Norberto. Estado, Governo, Sociedade: Para uma teoria geral da política. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003 - p. 34.)

As expressões que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:

Leia o fragmento a seguir:

“Racismo? No Brasil? Quem foi que disse? Isso é coisa de americano. Aqui não tem diferença porque todo mundo é brasileiro acima de tudo, graças a Deus. Preto aqui é bem tratado, tem o mesmo direito que a gente tem. Tanto é que, quando se esforça, ele sobe na vida como qualquer um. Conheço um que é médico; educadíssimo, culto, elegante e com umas feições tão finas… Nem parece preto”.

(GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano. Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio de Janeiro, Zahar, 2020 - p. 69.)

No fragmento apresentado acima, a autora

#Questão 1127370 - Sociologia, Cultura e sociedade, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 10: Sociologia

Sérgio Buarque de Holanda afirma que um traço distintivo da sociedade brasileira consiste em nossa incapacidade para estabelecer formas de convívio impessoais, isentas de emocionalidade.
Em razão desse traço, segundo Holanda, a identidade nacional brasileira assenta-se na/no 

#Questão 1127371 - Sociologia, Cultura e sociedade, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 10: Sociologia

Leia o fragmento a seguir:

“O que a monocultura latifundiária e escravocrata realizou no sentido de aristocratização, extremando a sociedade brasileira em senhores e escravos, com uma rala e insignificante lambujem de gente livre sanduichada entre os extremos antagônicos, foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais da miscigenação.”

(FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51. ed. São Paulo, SP: Global, 2006, p. 33.)

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A miscigenação atuou como um fator importante na sociedade colonial brasileira ao atenuar o impacto da dominação aristocrática imposta pela monocultura latifundiária e pela escravidão.

PORQUE

II. A interação constante entre senhores e escravos nas esferas domésticas da família patriarcal brasileira contribuiu para que elementos culturais e subjetivos dos escravizados influenciassem a classe senhorial, suavizando as hierarquias sociais estabelecidas e impossibilitando a formação de grupos étnicos estanques.

Após análise feita, é correto afirmar que

#Questão 1127372 - Sociologia, Cultura e sociedade, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 10: Sociologia

Ao discutir “os usos que foram feitos da noção de cultura nas ciências humanas e sociais”, Denys Cuche (1999, p. 15) apresenta diferentes correntes, escolas e abordagens representativas da análise cultural.
Analise as principais abordagens antropológicas apresentadas a seguir e associe cada uma delas às sentenças que melhor refletem suas concepções sobre cultura.

1. Abordagem Funcionalista, representada por Bronislaw Malinowski. 2. Escola Cultura e Personalidade, representada por Ruth Bennedict e Margareth Mead. 3. Escola Estruturalista, representada por Lévi-Strauss. 4. Abordagem Interpretativa, representada por Clifford Geertz.

( ) Cultura pensada como padrões de comportamento praticados coletivamente.
( ) Cultura como teias de significados criadas e compartilhadas pelos sujeitos em interações sociais específicas.
( ) Cultura como expressão da linguagem e das produções simbólicas invariantes e universais da humanidade.
( ) Cultura concebida como sistema cujos elementos são interdependentes e exercem uma finalidade precisa.

A associação correta, de cima para baixo, é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis