Questões de Sociologia da FCC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia da FCC

Os dados do Censo 2000 mostram a exclusão educacional no Brasil:

- São Paulo é o estado com mais crianças fora das escolas.

- Mais de 90% das crianças entre 7 e 14 anos freqüentam as salas de aula.

- 44% da população só concluiu até a terceira série do ensino fundamental.

- Quase um terço dos brasileiros da área rural não teve acesso à educação.

- Diploma universitário é privilégio de apenas 3% da população e, entre estes 82,8% são brancos e 59,7% vivem na Região Sudeste.

- Existem 16,5 milhões de analfabetos no país: há os que jamais entraram numa sala de aula; os outros são vítimas da evasão escolar.

- Apenas 6,8% da população brasileira acima de 25 anos tem nível superior completo. O Sudeste concentra 59,7% dos diplomas. Os brancos têm quatro vezes mais acesso ao ensino superior que os negros, pardos e indígenas.

A análise dos dados permite afirmar que

Considere a charge do final do século XIX, sobre o voto para mulheres.

O movimento feminista pelo sufrágio universal propagouse por várias regiões do mundo ocidental. No Brasil, as mulheres também lutaram e conquistaram esse direito, pela primeira vez,

Considere a manchete de jornal e o texto.

População do Rio de Janeiro reage violentamente ao aumento do preço da p assagem dos ônibus urbanos. A ausência, no Rio, de maior organização sindical que canalize protestos e reivindicações foi citada pelo cientista social Herbert de Souza, ao comentar a reação violenta ao aumento das passagens dos ônibus urbanos. Para Herbert, a exisêtncia em São Paulo de uma atividade econômica mais formal e organizada contribuiu para gerar uma sociedade mais regulamentada, o que, em princípio, explicaria a não ocorrência de protestos semelhantes depois dos aumentos nas passagens decretadas pelo prefeito de São Paulo.

Do ponto de vista sociológico, a análise do texto permite afirmar que

São instituições da sociedade civil APENAS:

A existência do E stado apóia-se, essencialmente, na força, na autoridade e na propriedade privada. D e tal modo que o E stado, saldo da inconsisêtncia, da debilidade orgânica e intelectual do povo, governa e mantém, em nome do direito da classe que representa, a propriedade privada, a fonte inexaurível da injustiça social.

O texto apresenta uma análise do Estado fundamentada na ideologia

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis