Questões de Sociologia da FCC

A correspondência correta entre o paradigma/matriz disciplinar, a escola de antropologia social e respectivo autor, está em:
  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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“A exigência de uma sistematização do Direito acabou por impor aos juristas a valorização do preceito legal no julgamento de fatos vitais decisivos. Daí surgiu, na França, já no século XIX, a poderosa ‘École de l’Exégèse’, de grande influência nos países em que o espírito napoleônico predominou, correspondendo, no mundo germânico, à doutrina dos pandectistas. A tarefa do jurista circunscreveu- se, a partir daí, cada vez mais à teorização e sistematização da experiência jurídica, em termos de uma unificação construtiva dos juízos normativos e do esclarecimento dos seus fundamentos (...)”.

No trecho acima, extraído de seu livro A Ciência do Direito, Tércio Sampaio Ferraz Júnior refere-se a características do

  • A. Positivismo jurídico.
  • B. Realismo jurídico.
  • C. Neopositivismo jurídico.
  • D. Jusnaturalismo jurídico.
  • E. Historicismo jurídico.
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“O atestado de que a prisão fracassa em reduzir os crimes deve talvez ser substituído pela hipótese de que a prisão conseguiu muito bem produzir a delinquência, tipo especificado, forma política ou economicamente menos perigosa − talvez até utilizável − de ilegalidade; produzir delinquentes, meio aparentemente marginalizado mas centralmente controlado; produzir o delinquente como sujeito patologizado”.

O trecho acima, extraído de Vigiar e punir, sintetiza uma importante conclusão de Michel Foucault decorrente de suas análises sobre a prisão como uma instituição disciplinar moderna. Para o autor, a prisão permite

  • A. reduzir a delinquência através do controle e controlar a delinquência por meio da repressão.
  • B. combater a delinquência por meio da punição e erradicar a delinquência do meio social.
  • C. controlar a delinquência por meio da repressão e diferenciar a delinquência da periculosidade.
  • D. objetivar a delinquência por trás da infração e consolidar a delinquência no movimento das ilegalidades.
  • E. classificar a delinquência em suas categorias e erradicar a delinquência do meio social.
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Considerando as análises de Max Weber acerca do papel da ciência, presentes na obra Ciência e Política: duas vocações, é correto afirmar que, segundo o autor:
  • A. A ciência é, atualmente, uma vocação alicerçada na generalização.
  • B. A ciência fornece métodos de pensamento, isto é, os instrumentos e uma disciplina.
  • C. O papel da ciência é a verificação da verdade contida nos juízos de valor.
  • D. Alicerçada atualmente na generalização, a ciência permite o conhecimento das relações objetivas.
  • E. Alicerçada atualmente na generalização, a ciência permite o conhecimento de nós mesmos.
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Apoiando-se na doutrina de Adolfo Ravà, Norberto Bobbio, em seu livro Teoria da norma jurídica, apresenta a concepção que compreende o direito como norma técnica. Segundo esta concepção, que se inspira na distinção kantiana entre imperativos categóricos e imperativos hipotéticos, as normas jurídicas são imperativos
  • A. categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Você deve X”.
  • B. categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X”.
  • C. hipotéticos e podem ser expressas pelo esquema: “Você deve X”.
  • D. hipotéticos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X”.
  • E. categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X ou Z”.
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Segundo a explicação de H. Kelsen, na obra O que é justiça?, a doutrina do Direito natural pressupõe que o valor é
  • A. consequente da conduta e é contingente.
  • B. consequente da conduta e é relativo.
  • C. imanente à realidade e é absoluto.
  • D. imanente à realidade e é contingente.
  • E. imanente à realidade e é relativo.
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No panorama histórico da Ciência do Direito, realizado por Tércio Sampaio Ferraz Júnior, na obra A Ciência do Direito, o autor caracteriza a prática dos glosadores da seguinte forma: “Tomando como base assentada os textos de Justiniano, os juristas da época passaram a dar-lhes um tratamento metódico, cujas raízes estavam nas técnicas explicativas usadas em aulas, sobretudo no chamado Trivium, composto de gramática, retórica e dialética, que compunham as artes liberales de então. Com isto, eles desenvolveram uma técnica especial de abordagem de textos pré-fabricados e aceitos por sua autoridade, caracterizada pela glosa gramatical e filológica, pela exegese ou explicação do sentido, pela concordância, pela distinção”.

Neste sentido, o autor considera que neste confronto do texto estabelecido e do seu tratamento explicativo, presente na prática dos glosadores, é que nasce a

  • A. Ciência do Direito com seu caráter eminentemente zetético.
  • B. Ciência do Direito com seu caráter exclusivamente interpretativo.
  • C. Jurisprudência romana com seu caráter prioritariamente comparativo.
  • D. Jurisprudência medieval com seu caráter eminentemente dialético.
  • E. Ciência do Direito com seu caráter eminentemente dogmático.
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Segundo as análises de Michel Foucault em seu livro Vigiar e punir, a necessidade de uma classificação paralela dos crimes e dos castigos, assim como a necessidade de uma individualização das penas em conformidade com as características singulares de cada criminoso são elementos que se referem
  • A. à reforma humanista do Direito penal, no século XVIII.
  • B. à reforma judiciária do Direito, no século XX.
  • C. às penas físicas, no século XVII.
  • D. à reforma do modelo prisional, no século XIX.
  • E. ao suplício corporal, do século XVIII.
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De acordo com o entendimento de Max Weber, expresso na obra Ciência e Política: duas vocações, a significação de que está revestido todo o trabalho científico é a de que toda obra científica acabada
  • A. não tem outro sentido senão o de fazer surgirem novas verdades.
  • B. não tem outro sentido senão o de fazer surgirem novas indagações.
  • C. não tem outro sentido senão o de fazer surgirem novos paradigmas.
  • D. somente tem sentido ao fazer surgirem novos paradigmas.
  • E. somente tem sentido se não permitir que surjam novas indagações.
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Considerando a sociologia urbana, as relações entre escolas de pensamento e suas respectivas proposições estão em correta correspondência em:
  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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