Questões sobre Estratificação e desigualdade social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estratificação e desigualdade social

Opinião formada antecipadamente sobre pessoas, grupos ou sociedades, frequentemente sem fundamento ou baseada em estereótipos, resultando em um julgamento negativo e prévio. O trecho refere-se ao(à): 

#Questão 1118643 - Sociologia, Estratificação e desigualdade social, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências Humanas

“Acreditamos que a política sexual sob o patriarcado é tão onipresente nas vidas das mulheres negras, quanto as políticas de classe e raça. Também achamos, muitas vezes, difícil separar opressões de raça, classe e sexo porque, nas nossas vidas, elas são sempre experimentadas simultaneamente”.

Fonte: AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019. p. 27-28. (Adaptado)

A partir do excerto, considere as afirmações a seguir.

I  →  A interseccionalidade no feminismo negro visa superar uma abordagem universalista do feminismo, reconhecendo que experiências de opressão variam de acordo com os marcadores sociais de cada indivíduo. 
II  →  O conceito de interseccionalidade assume que as categorias de opressão (raça, gênero e classe) operam de forma independente, podendo ser avaliadas separadamente.
III  →  O racismo estrutural está diretamente relacionado com a noção de interseccionalidade, pois a estrutura social reflete múltiplas hierarquias interligadas que marginalizam mulheres negras de forma específica.
IV  →  O feminismo negro nega a possibilidade de solidariedade entre mulheres negras e brancas, dado o foco exclusivo nas diferentes experiências de opressão.

Estão corretas

Com base na obra “Mulheres, Raça e Classe” (1981) de Angela Davis, analise as seguintes assertivas sobre o movimento sufragista nos Estados Unidos:

I. Foi um movimento homogêneo, que sempre priorizou as necessidades de todas as mulheres, independentemente de raça ou classe.
II. Mulheres negras apoiaram o sufrágio feminino, pois acreditavam que o voto poderia melhorar suas condições de vida, considerando as opressões de raça, gênero e classe.
III. As líderes do movimento sufragista eram predominantemente mulheres brancas de classe média, cuja principal preocupação era o direito ao voto.
IV. O racismo e o viés de classe presentes no movimento sufragista impediram a formação de uma aliança efetiva com as mulheres negras.
V. Compreendia a importância da conexão entre a luta pela igualdade de gênero e a luta contra o racismo e a exploração de classe.

Quais estão corretas? 

No contexto da sociologia brasileira, as desigualdades sociais são temas centrais de investigação. Sobre o estudo das desigualdades sociais no Brasil, analise as afirmativas:

I. As desigualdades econômicas são reforçadas por disparidades educacionais e de acesso à saúde.
II. A questão racial é uma dimensão fundamental para a compreensão das desigualdades no país.
III. As desigualdades regionais, sobretudo entre Norte e Sul, têm raízes históricas e estruturais.
IV. A mobilidade social no Brasil apresenta altos índices, diminuindo significativamente as desigualdades.

Estão corretas as afirmativas:

Leia o fragmento a seguir:

“Racismo? No Brasil? Quem foi que disse? Isso é coisa de americano. Aqui não tem diferença porque todo mundo é brasileiro acima de tudo, graças a Deus. Preto aqui é bem tratado, tem o mesmo direito que a gente tem. Tanto é que, quando se esforça, ele sobe na vida como qualquer um. Conheço um que é médico; educadíssimo, culto, elegante e com umas feições tão finas… Nem parece preto”.

(GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano. Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio de Janeiro, Zahar, 2020 - p. 69.)

No fragmento apresentado acima, a autora

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis